No princípio, os materiais mais empregados na construção civil eram aqueles encontrados de forma bruta na natureza, mas modelados e adaptados de acordo com as necessidades. Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.
Concreto é um material de construção muito resistente. Evidências históricas também apontam que Romanos usavam pozolana, gordura animal, leite e sangue como aditivos em construções de concreto.
A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado.
1796 – Cimento Romano de James Parker, Inglaterra
Este material, primeiramente conhecido como cimento de Parker e depois como cimento romano era feito a partir de “nódulos” encontrados em vários lugares na Inglaterra.
Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855.
30 curiosidades que você vai gostar
A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.
Em 1824, Joseph Aspdin foi responsável pela elaboração do chamado “Cimento Portland”, que fazia referência a uma cidade britânica detentora de excelentes jazidas de minério utilizado para cimento.
O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.
O que é a estrutura de concreto protendido? A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.
Em geral, os ensaios são realizados na idade padrão de 28 dias, convencionando-se que esta é a idade em que a estrutura deverá entrar em carga.
O nome Portland foi dado em 1824 pelo químico britânico Joseph Aspdin, em homenagem à ilha britânica de Portland, no condado de Dorset. Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino.
Matérias Primas
O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
CP V – Cimento Portland de alta resistência inicial
O cimento CP V não tem adições na composição, mas ele se diferencia dos demais tipos de cimento no processo de fabricação em função da dosagem de clínquer e moagem fina. Mais resistente que os comuns, ele é recomendado para a produção de concreto.
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água.
Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.
1850 a 1855 – Joseph Louis Lambot, França
A primeira publicação sobre Cimento Armado (denominação do concreto armado até mais ou menos 1920) foi do francês Joseph Louis Lambot.
Atribui-se a descoberta do concreto armado a Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês, que em 1849 realizou a construção da primeira estrutura de concreto armado: um barco!
Tipos de cimento PortlandCimento Portland Comum (CP I) ... Cimento Portland Composto (CP II) ... Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)Cimento Portland Pozolânico (CP IV)Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².
O Fck do concreto é o conceito, o número que indica a sua resistência característica à compressão e que é utilizado nos cálculos estruturais. O MPa é a unidade de medida usada para exprimir os valores do FCK.
Mega Pascal = 1 milhão de Pascal = 10,1972 kgf/cm²
Por exemplo, o FCK 12 MPa tem uma resistência à compressão de 122,28. O valor do FCK, ou seja, da resistência do concreto é de suma importância e é utilizado em diversas etapas do projeto de uma edificação.
Como tirar as palavras erradas no Word?
Como faço para excluir uma pasta da área de trabalho?
Qual o salário de um agente secreto do governo?
Como apagar coisas da foto no Picsart?
Que cloro usar para piscina de lona?
Como eliminar uma pessoa em uma foto?
Como se tornar um verdadeiro adorador segundo as Escrituras?
Como marcar um check up geral?
Qual o telefone da Hapvida para marcar consulta?
Quanto ganha um terapeuta ABA?
Como se tornar um agente secreto da Abin?
Como mapear o controle de jogos de Android do Cel?