O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, ...
Com o significado de unir e integrar, os ensinamentos da yoga existem há mais de dois mil anos. A prática ensina a união do corpo, nas mais diversas partes da vida do ser humano, em equilíbrio com a mente. Além disso, também instrui a ter mais respeito com o próximo e harmonia, seja nas ações, pensamentos e palavras.
Durante a prática, é possível treinar o corpo e partes específicas, como os ombros, as costas e membros superiores. Esse treinamento mantém a parte superior do corpo na posição vertical. Como resultado indireto, é possível sentir redução nas dores musculares e tensão, principalmente na região da coluna.
15 coisas que você precisa saber sobre a prática do Yoga
Você não precisa ser flexível para praticar Yoga. ...
Você não vai levitar, mas vai se sentir muito relaxado ao final. ...
Você não precisa ser vegano, vegetariano (ou simpatizante) ...
Você não precisa entoar mantras durante a prática. ...
Não existe um corpo perfeito.
Nas aulas de Yoga estimulamos corpo e mente recorrendo a técnicas de respiração, posturas e movimentos, expressão e sentidos, influenciando o seu estado de espírito e bem-estar. As aulas vão sendo adaptadas consoante a evolução de cada um, para existir um melhoramento e desafio constante.
45 curiosidades que você vai gostar
Mantenha uma rotina (igual qualquer outra atividade).
Além disso, a yoga pode ser praticada todos os dias, alternando um dia com mais intensidade e outro com menos, como indica a professora. “Mas caso não consiga praticar todos os dias, sugiro que não passe de três dias sem praticar.
A prática frequente de yoga e meditação combina relaxamento, bem-estar e condicionamento físico. Os efeitos positivos são claramente visíveis através de uma melhora considerável da qualidade de vida.
Geralmente, a ioga é entendida como um caminho de longo prazo. Ou seja, como um estilo de vida. Portanto, sempre respeitando cada situação particular, o ideal seria pequenas práticas várias vezes por semana. Muitas pessoas optam por sessões de 20 a 30 minutos, 3 dias na semana.
Como qualquer outra atividade física, é preciso regularidade na prática para alcançar resultados. Assim, o ideal é que se pratique pelo menos três vezes por semana. Mas por ser uma atividade que integra corpo e mente, o yoga pode trazer benefícios com apenas cinco minutos por dia.
"A Hatha Yoga traz muitos benefícios como redução de ansiedade, melhora do sono, aumento do tônus muscular e da flexibilidade e melhora do sistema imunológico", enumera Camilla Battoni. A prática pode ser realizada todos os dias.
Com a prática do yoga, é possível modificar a maneira como lidamos com essas emoções e, além disso, começar a controlar a respiração com mais tranquilidade, aquietando a mente e todo o corpo. Essa consciência elevada faz com que se tenha mais cuidado e prazer com tudo, incluindo a alimentação.
Benefícios mentais do yoga
Yoga ensina a relaxar, gerenciar o estresse, mas também aumenta a capacidade de se concentrar. A prática regular reduz a tensão muscular, mas acima de tudo reduz a tensão mental. Durante a meditação, você aprende a observar e trazer a mente para o momento presente.
O uso de blocos, cintos, cadeiras etc. possibilita a qualquer praticante se aprofundar mais nas posturas, ou ainda, adaptá-las, o que potencializa também o uso terapêutico da prática.
A yoga tem a função de ajudar exatamente nesse processo. Com a prática de yoga você conseguirá relaxar a mente e focar toda sua energia em momentos de estudo. Assim, ficará mais disposto e capaz de absorver o conteúdo estudado. Além disso, ganhará mais confiança, felicidade e novos aprendizados pessoais.
O melhor horário para praticar Yoga é de manhã e no final de tarde. É importante saber que uma prática feita pela manhã deve ser diferente de uma prática feita a noite. Você terá que testar em você qual o melhor horário para praticar Yoga. Uma prática feita pela manhã pode ser mais ativa com posturas mais energizantes.
Saiba que é possível se iniciar às técnicas de sofrologia, meditação e relaxamento em casa, praticando sozinho! Hoje em dia, graças à internet e outras tecnologias, aprender qualquer disciplina se tornou uma tarefa muito mais fácil e acessível a todos. Com o yoga não é diferente.
“O ideal é meditar no máximo umas duas vezes por dia”, diz. Roberto ainda afirma que meditar deve ser um exercício constante, leve e sem expectativas.
Evolução do praticante
Os efeitos do yoga, na flexibilidade e consciência corporal, podem ser observados após algumas semanas de prática. Quanto mais você realizar cada um desses movimentos, maior será a sua evolução. Inicialmente, 30 segundos em cada posição são suficientes para alongar o corpo.
Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.
Uma permanência bem razoável num āsana de força, por exemplo, é um minuto. Uma permanência boa numa postura de alongamento não deve passar disso, nem deve ser inferior a 30 segundos. Posturas de alongamento passivo, desde que as articulações estejam firmes e bem protegidas, podem ser feitas por mais tempo.
Há diferentes tipos de ioga, porém citarei apenas as mais comuns: hata-ioga, bacti-ioga, jnana-ioga, raja-ioga e carma-ioga. Cada uma delas apresenta ênfase em algum aspecto específico, como se pode ver: Hata-ioga: Pretende a transcendência da consciência a partir do fortalecimento do corpo.
O Yoga não é uma “Religião” como costumamos entender aqui no Ocidente. É uma Filosofia de Vida Milenar vinda do Oriente, mais especificamente da Cultura Hindu. O Yoga compreende que há uma Realidade Absoluta onde tudo existe.
Mais exercícios de ioga para fazer em casa
Eleve os braços em “posição de oração” Foto: Thinkstock. ...
Dobre o corpo para baixo. Foto: Thinkstock. ...
Pose de flexão. Foto: Thinkstock. ...
Incline-se para frente. ...
Deixe as pernas apoiadas no chão e estique os braços. ...
Apoie barriga e peito nas coxas. ...
Incline-se para trás. ...
Eleve o corpo.
A primeira atuação da prática de yoga é no sistema endócrino (hormonal). Ela ajuda a diminuir os hormônios do estresse como cortisol e adrenalina e a aumentar os hormônios do bem estar como serotonina e endorfina.
Como realizar a limpeza do headset?
Como usar o termômetro digital culinária?
Como colocar o til no teclado do celular?
Como digitar oc de copyright no celular?
Como saber se o termômetro digital está funcionando corretamente?
Como fazer a conversão de dólar para euro?
Pode usar os textos de apoio na redação?
Como fazer para o meu cachorro gostar de mim?
Como realizar coleta de sangue venoso?
Como funciona o termômetro de vidro?
Como fatorar polinômios por agrupamento?