O arquivo XML da NF-e é o formato digital da nota fiscal eletrônica emitida nas vendas de produtos. ... Quando você faz uma compra, por exemplo, a empresa envia a NF-e por e-mail com a extensão “. xml” — nesse caso, é preciso baixar o arquivo e convertê-lo em PDF para conseguir visualizar as informações do documento.
O Arquivo XML da nota fiscal
O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal e obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal. Normalmente, após a emissão e a validação da NFe, o emissor disponibiliza em seu site ou envia para o e-mail do comprador a nota fiscal nos formatos PDF e XML.
A chave de acesso é uma parte fundamental do DANFE, já que fornece acesso ao XML de Nota Fiscal, que é o documento que realmente tem valor juridicamente. Ela possui 44 dígitos e deve ser impressa em onze blocos de quatro dígitos cada. Tem mais: a chave deve constar em todas as folhas do DANFE.
O que é o arquivo XML de nota fiscal:
O XML - Extensible Markup Language - é um arquivo de texto encontrado dentro da norma nacional de escrituração fiscal. Esse arquivo é o formato digital da NF-e, dentro dele constam todas as informações referentes a emissor, destinatário, produtos e serviços adquiridos.
XML é o formato padrão de notas fiscais eletrônicas, mais conhecidas como NF-e, o arquivo surgiu em meados da década de 90 para apresentar uma forma prática de troca de informações pela internet unindo a flexibilidade do SGML com a simplicidade do HTML.
44 curiosidades que você vai gostar
XML, do inglês eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.
Um arquivo XML é programado para ter a leitura feita por computadores. Para isso, existem softwares criados que funcionam como leitores desse formato. No caso das notas fiscais, a Receita Federal possui um programa próprio para isso, que pode ser acessado em seu site clicando aqui.
Clique em Nota Fiscal - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) - Ative a opção "Enviar XML ao cliente automaticamente após a NFE ser autorizada - (via email)" e clique em Confirmar.
Para gerar o arquivo XML nota fiscal é necessário utilizar um software de emissão de nota fiscal eletrônica e ter autorização para emitir notas. No caso de NF-e, NFC-e, CT-e, CT-e OS, MDF-e e nota do produtor rural, a autorização deve ser solicitada na Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado onde a empresa atua.
Salvar XML NF-e - Alterar diretório para salvar o arquivo XML
Acesse o Módulo Global / Configurações / Parâmetros / NF-e; ...
Selecione a filial desejada e clique em Editar;
Acesse a aba Salvar XML;
Defina o diretório onde os XMLs serão salvos no campo Diretório de Origem;
Salve as alterações no botão Confirmar.
Para baixar o arquivo XML é preciso acessar o Portal Nacional da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O processo pode ser feito tanto por uma pessoa física, quanto por um jurídica, desde que tenha vínculo ou autorização para fazer o download.
Como conseguir o arquivo XML de uma nota fiscal
1- Instalar um certificado digital. O certificado digital (e-CNPJ) é necessário para consultar arquivos XML, já que assegura a identidade de um usuário ou de uma empresa. ...
2- Acessar o Portal Nacional da Sefaz. ...
3- Fazer o download em formato XML. ...
4- Guardar o documento oficial.
A Nota Fiscal eletrônica é o documento que registra operações comerciais. O DANFe não possui validade jurídica, mas deve ser impresso para acompanhar o frete de uma mercadoria. ... Já o arquivo XML da Nota Fiscal eletrônica é o documento que possui validade jurídica.
No ambiente de trabalho, clique em Arquivo > Novo > Outro e selecione XML > XML. Clique em Avançar. Selecione o projeto ou pasta que conterá o arquivo XML. No campo Nome do Arquivo, digite o nome do arquivo XML e clique em Avançar.
Para gerar o XML da NFe, você precisa utilizar um software emissor de nota fiscal eletrônica e estar devidamente credenciado na Secretaria da Fazenda estadual, além de possuir certificado digital.
Os arquivos XML são codificados com texto simples, o que significa que podem ser visualizados normalmente em qualquer editor de texto. Clique com o botão direito sobre o XML e selecione "Abrir Com". Uma lista de programas que podem abri-lo será exibida. Escolha o “Bloco de Notas” (Windows) ou “Editor de Texto” (Mac).
Arquivo XML - Passo á Passo para enviar ao seu Contador.
Acesse o menu Iniciar | Executar:
Digite o caminho C:Gtot2000NF-eRepositXml.
Será exibida a pasta com o ID da sua Empresa, ex: 05840.
Após acessar a pasta poderá escolher o mês que deseja para enviar ao contador:
Clique em Ações > Enviar NFe s para Contador.
Escolha o mês de emissão em que gostaria de enviar as notas fiscais;
Insira o e-mail do seu contador;
Será enviado o arquivo XML e o PDF por e-mail em uma pasta zipada, onde será necessário realizar a descompactação para visualização dos arquivos;
Clique em arquivo > salvar comoe selecione o local onde você deseja salvar o arquivo. , aponte para a seta ao lado de salvar comoe, em seguida, clique em outros formatos. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o arquivo de dados XML. Na lista salvar como tipo , clique em dados XMLe, em seguida, clique em salvar.
Opções de conversores de XML
XML Grid: Permite converter arquivos XML no formato CSV de forma bem simples. Cool Utils: Permite converter arquivos XML para diversos tipos de formato como PDF, TIFF, JPG, HTML entre outros.
Abra o arquivo PDF que você deseja converter com o Adobe Acrobat Pro DC, clique em Arquivo e selecione Salvar Como. Na janela que se abre, selecione a pasta onde você quer salvar o arquivo. Em Salvar como tipo, abra o menu de contexto e selecione XML.
A XML – eXtensible Markup Language – é uma linguagem de marcadores como a HTML e foi desenhada para descrever dados , a sua grande vantagem é que ela é extensível , ou seja , você não esta limitado a um certo número de tags , e pode criar as suas próprias tags, assim sendo ela é uma linguagem auto definível .
A sigla DANFE significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica e representa a versão impressa simplificada da NF-e. ... Como mencionado acima, o DANFE é uma versão simplificada da NF-e que pode ser impressa, após a validação do documento digital pela Receita Federal, porém ele não tem valor fiscal.
Qual a diferença entre XML e DANFE? Por fim, a principal diferença entre esses arquivos é a validade fiscal. Uma vez que o XML é verdadeiramente a NFe e o DANFE é apenas um documento representando essa nota.
Ou seja, uma função de simplificar a demonstração do que está contido em uma nota fiscal eletrônico, e agilizar a consulta ao sistema das notas fiscais eletrônicas. Atualmente, a principal atribuição do DANFE é auxiliar na consulta da NF-e, assim como sua regularidade enquanto documento fiscal.
Como montar um escudo de time?
Como tirar o cinto da cadeira Burigotto Matrix Evolution?
Como se administra um restaurante?
Como fazer senha temporária INSS?
Como colocar os dados de um gráfico em porcentagem?
O que é uma guia de depósito judicial?
Como administrar loja de roupas online?
Como levantar as pálpebras com maquiagem?
O que faz um gerente de posto de saúde?
Como usar peças de sobreposição?
Qual conta digital gera boleto?
Como montar um cubo mágico em 7 passos?
Como modernizar uma oficina mecânica?
Como melhorar o currículo no LinkedIn?