Basicamente, volatilidade é uma medida estatística que aponta a frequência e a intensidade das oscilações no preço de um ativo ou derivativo em um período determinado de tempo. Por meio dela, o investidor pode ter uma ideia estimada da variação do preço no futuro.
A volatilidade de um investimento é calculada a partir de seu comportamento em um determinado período. Para analisar esse comportamento, o ideal é observar pelo menos um ano (12 meses). Assim, você terá uma perspectiva mais ampla.
Dada uma série de preços, o primeiro passo é transformá-la em uma série de retornos. Lembrando que o retorno diário de um ativo é dado por: O desvio padrão dessa série de retornos é a volatilidade diária do ativo. Se fizermos esse procedimento para o IBOVESPA, devemos encontrar uma volatilidade entre 1 a 2%.
Quando um analista de investimentos diz que uma ação apresenta alta volatilidade, isso significa que seu preço varia muito em um determinado período de tempo. A principal função desse indicador é possibilitar um estudo dessa movimentação de preços, para ajudar a estabelecer um possível cenário.
Volatilidade é o quanto determinado ativo pode variar em um período do tempo (um investimento mais volátil é aquele que varia mais). Já a liquidez se refere à capacidade que o investidor tem para converter o seu investimento em dinheiro.
Apesar de ser aplicável a diferentes setores, estamos falando aqui da volatilidade no mercado financeiro. Nesse cenário, o termo se refere à frequência e à intensidade das mudanças no preço de um ativo em determinado período.
Volatilidade na precificação de opções
O cálculo deverá ser feito assim: subtraia o preço de encerramento do dia anterior pelo preço de encerramento do dia corrente e então divida o resultado pelo preço de encerramento do dia anterior. Depois, multiplique por 100 para atingir a alteração percentual diária.
A fórmula do Desvio Padrão é:
A volatilidade é quanto um ativo flutua em termos de valor ou de retorno no dia a dia. Imagina um fundo de investimento que todos os dias tem uma valorização de 0,001%, como é o caso de um fundo DI. Ele tem uma volatilidade muito próxima a zero. Isso porque sabemos que dia após dia ele vai se valorizar um pouquinho.
A volatilidade desse fundo foi de apenas 0,12% em 36 meses. Mas o que isso significa? Significa que a rentabilidade do fundo oscilou apenas 0,12% para cima ou para baixo da rentabilidade média registrada no período. Em 36 meses o fundo do exemplo acima, acumulou uma alta de 44,26%.
A baixa volatilidade é uma característica de investimentos pós-fixados de renda fixa que seguem o CDI ou a taxa Selic. A volatilidade desse fundo foi de apenas 0,12% em 36 meses. Mas o que isso significa? Significa que a rentabilidade do fundo oscilou apenas 0,12% para cima ou para baixo da rentabilidade média registrada no período.
No artigo de hoje, vamos aprender como calcular a volatilidade de uma ação ou de um ativo. Vamos entender como converter volatilidade diária ou mensal para anual e de onde vem o número mágico da raiz de 252. A volatilidade é a principal medida de risco utilizada no mercado.
Como identificar um carbono alfa?
O que é o processo de envelhecimento?
Porque transmitir em corrente contínua?
O que significa a palavra própria?
Qual é a classificação da palavra prateleira?
Como separar sílaba necropsia?
Como se separa a palavra Pioes?
Como separar a palavra palhaçada?
Como saber o conceito de um texto?
Como fazer para recuperar E-mail e senha do Orkut?
O que é Palavra-passe ID Apple?
Como solicitar um novo ID Apple?
Como recuperar MBR do HD Windows 10?
Como resolver Error No Such Partition GRUB Rescue?