Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.
O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. b) Tenha respeito pelos mais velhos.
No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente.
O principal erro na utilização do imperativo está relacionado com a confusão existente entre a 2.ª pessoa do discurso (tu) e a 3.ª pessoa do discurso (você). A maioria dos brasileiros utiliza a 3.ª pessoa do discurso, mas utiliza o imperativo na 2.ª pessoa do discurso, havendo assim falta de uniformidade e coesão.
O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).
Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição. Venham todos para a sala de jantar. Não fume aqui dentro. Lute como uma garota! Não esqueça o seu compromisso, João! Modo imperativo é o modo verbal usado quando se deseja dar uma ordem.
É obrigatório averbar cursos na CNH?
Porque o leite é considerado Inflamatorio?
Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o Brasil?
Quem é o dono da Carlos Bakery?
Qual é a importância do movimento na Educação Infantil?
O que é renúncia tácita ao direito de representação?
O que posso usar para limpar a tela do celular?
Quando não posso distribuir lucro?
Onde as muriçocas ficam durante o dia?
Como Criar atalho dos jogos da Epic Games?
Quais são os efeitos do agravo de instrumento novo CPC?
Como trabalhar a leitura em sala de aula?
O que diz a Constituição de 1946 sobre a educação?