Vasculite cutânea se refere à vasculite que afeta os vasos pequenos e médios na pele e tecido subcutâneo, mas não os órgãos internos. A vasculite cutânea pode se limitar à pele ou pode ser um componente de alguma vascuite sistêmica primária ou secundária. Púrpura, petéquias ou úlceras podem se desenvolver.
Algumas das principais causas que podem levar ao surgimento da vasculite cutânea são infecção por bactérias ou vírus, lesões causadas pela ação do próprio sistema imunológico do indivíduo (doenças auto-imunes) e como efeito colateral do uso de certos medicamentos, como antibióticos betalactâmicos, diuréticos, ...
Ela provoca danos no revestimento do vaso, causando seu estreitamento ou obstrução. Conforme a inflamação progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Se não for tratada a tempo, a vasculite leva à cicatrização, necrose e morte definitiva dos vasos.
O diagnóstico da vasculite é feito pelo angiologista ou reumatologista e será feito após a analise do histórico de doenças da pessoa, e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais como, detecção de anticorpos anti-citoplasma (ANCA) que são anticorpos que atacam o citoplasma, exame de urina, eletrólitos, ...
Vasculite cutânea de pequenos vasos refere-se a grupo de doenças geralmente caracterizado por púrpura palpável, causada por vasculite leucocitoclástica das vênulas pós-capilares.
17 curiosidades que você vai gostar
As vasculites podem ser secundárias a uma doença ou agressão, ou seja, causadas por vários fatores ou agentes, sendo os mais comuns os infecciosos (bactérias, vírus, protozoários), que agem diretamente na parede do vaso.
A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infecções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos por outros sintomas, a depender dos órgãos afetados.
Na maioria dos casos, os sintomas da vasculite leucocitoclástica desaparecem após alguns meses, no entanto pode ser necessário o uso de alguns medicamentos como anti-histamínicos ou corticoides dependendo da gravidade da vasculite.
Acompanhe: 1 – Fique longe do cigarro – O cigarro além de ser prejudicial a saúde como um todo pode ser causador da vasculite e deve sempre ser evitado, pois, ele deixa o seu sistema imune debilitado, facilitando assim inflamações e infecções.
Quais músculos a puxada alta trabalha?
Como ganhar o jogo do pontinho?
Como imprimir o CRLV do veículo?
Como se separa a palavra igualdade?
Quantas sílabas tem a palavra seu?
Como separar as sílabas do nome Caio?
Como separar uma mistura de clorofórmio água?
Como selecionar várias fotos de uma vez no Google Drive?
Quantas sílabas tem o nome Lua?
Como separar em sílabas a palavra biologia?
Como se separa a sílaba da palavra veio?
Como mudar o nome da minha maquininha PagSeguro?
Como se separa as sílabas de espiões?
Qual o processo de separação do sal de cozinha?