Ouça em voz altaPausarSubstâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. ... Já as substâncias compostas ou compostos químicos são formados por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes.
Ouça em voz altaPausarO número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo. ... Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo. Desse modo, a menor parte ou partícula que conserva as propriedades de um elemento químico é um átomo só com aquele determinado número atômico. Para entender como isso se dá, ...
Algo também que nos ajuda a diferenciar um elemento químico de um composto é que os elementos não podem ser decompostos. Por exemplo, o sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl) não é um elemento, mas sim um composto formado por dois elementos, o sódio e o cloro.
Desse modo, a menor parte ou partícula que conserva as propriedades de um elemento químico é um átomo só com aquele determinado número atômico. Para entender como isso se dá, pense em uma gota do elemento químico mercúrio (Hg).
Representação dos elementos químicos na Tabela Periódica. Fora da Tabela Periódica, a representação dos elementos químicos deve apresentar três índices, que indicam: o número atômico (Z), o número de massa (A), que corresponde à soma dos prótons com os nêutrons no núcleo atômico, e a carga iônica no caso de íons (espécies ...