Liderança carismática é uma organização ou forma de autoridade, baseada no carisma do líder. O conceito adquiriu amplo uso entre os sociólogos. Outros termos utilizados são "dominação carismática" e "autoridade carismática".
O carisma, tal como definido por Weber, atua como um princípio de legitimação para determinadas relações sociais, sobretudo religiosas e políticas, que engendram, também, estruturas de dominação que servem à manutenção de tais relações.
Líderes carismáticos exercem com maior facilidade poder sobre sua equipe de trabalho, seus pares e também seus superiores. Possuem a habilidade de motivar as pessoas, conduzindo-as e orientando-as a um determinado objetivo a ser atingido, por meio do seu entusiasmo e sua autoconfiança.
O carismático sabe bem aproveitar as oportunidades e marcar sua presença. Por se destacar em meio a demais pessoas ele é geralmente um líder. Com isso, a pessoa torna-se mais confiante, alegre, positiva, bem humorada e também mais assertiva, pois seu emocional é mais equilibrado em relação a ter menos dúvidas.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Ele as divide em três tipos: a autoridade tradicional, a autoridade carismática e a autoridade racional-legal.
A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. ... Ou seja, o sujeito pratica uma ação e espera uma resposta do outro. O ato de escrever uma carta, por exemplo, é tido como uma ação social.
Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.
O bom líder é aquele que além de deter a autoconfiança, também gera confiança nos colaboradores. Sendo assim, o líder com o perfil carismático é também alguém que confia em seu potencial infinito e faz com que sua equipe também desenvolva esta capacidade.
O líder democrático é aquele que praticamente divide a tarefa de liderança com seus funcionários. Ele incentiva a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe. ... Sabendo dividir bem suas responsabilidades com a equipe, esse tipo de chefe consegue altos níveis de rendimento e produtividade de seu time.
Dominação carismática Essa forma de dominação ocorre por meio da capacidade carismática que uma pessoa tem de mobilizar as massas e comandar as pessoas. Geralmente, os súditos desse tipo de pessoa conferem uma devoção ao líder carismático não só pela sua personalidade de liderança, mas também pela crença e pela fé.
O carisma é capaz de assumir toda uma variedade de aspectos, correspondendo a uma influência militar, política, ética, religiosa, artística, contudo em todos os casos, sua consequência é afetar de forma impressionante as vidas dos que ficam sob o seu efeito.
Quando a maioria das pessoas pensa sobre as pessoas carismáticas, nota a sua capacidade de falar ou interagir com os outros.
Dê mais do que recebe e estará no bom caminho para se tornar carismático. Se você tiver confiança em tentar fazer alguém rir, você vai conseguir. Divertir e ser carismático andam lado a lado.
Quanto custa uma consulta com fitoterapeuta?
Quem ganha mais Juiz Federal ou juiz estadual?
Quem pode ser conciliador e mediador justifique?
Como faço para dopar meu cachorro?
Quem foi Edward Deming explique o que ele criou em termos da qualidade?
É verdade que a gente sonha todos os dias?
Como conseguir desconto na anuidade do Crea?
Como medir a PVC de um paciente?
O que é a síndrome da pele escaldada?
Como consultar o seguro desemprego no site do MTE?
Quantos anos tem o mercado forex?
Quem tem lúpus tem uma vida normal?
Qual a diferença entre o livro diário e razão?
O que é produzido com o ferro?
O que fazer quando o teclado do notebook não funciona?
Quais são os fatores que influenciam no processo de cicatrização?