A síndrome da pele escaldada estafilocócica é uma dermatose esfoliativa rara no adulto, que acomete cerca de 0,09 a 0,56 por milhão de habitantes. É causada por exotoxinas produzidas por Staphylococcus aureus e manifesta-se com a formação de lesões bolhosas difusas pelo corpo.
Esta doença é causada por algumas sub-espécies da bactéria Staphylococcus, que entram no corpo através de um corte ou um ferimento e liberam toxinas que dificultam a cicatrização da pele e a sua capacidade de manter a estrutura, fazendo com que a camada superficial comece a descamar, semelhante a uma queimadura.
Impetigo bolhoso
Uma forma particularmente grave de impetigo bolhoso é a Síndrome da Pele Escaldada Estafilocócica (SSSS). A Síndrome da Pele Escaldada inicia-se subitamente com sensação de doença, febre alta, prostração, eritema difuso e doloroso, descamação superficial da pele aos pequenos toques (sinal de Nikolsky).
Chamada de dermatite de contato, a doença causa o ressecamento e descamação da pele.
Pelo fato de poder ser encontrada naturalmente no organismo, principalmente na boca e no nariz, essa bactéria pode ser transmitida através do contato direto, gotículas presentes do ar por meio de tosse e espirros e por meio de objetos ou alimentos contaminados.
32 curiosidades que você vai gostar
O Staphylococcus aureus está presente no nariz (em geral temporariamente) de cerca de 30% dos adultos saudáveis e na pele de cerca de 20%.
O Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.
Quais são os sintomas de vitiligo? O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas ou descoradas por todo o corpo, que também podem aparecer em locais como o cabelo, a barba e as sobrancelhas.
As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.
A psoríase e a dermatite atópica têm ainda outras características em comum: as duas são doenças crônicas, ou seja, não têm cura. Além disso, o estresse pode desencadear crises em ambas.
O impetigo bolhoso é uma infecção cutânea superficial que se manifesta como agrupamentos de vesículas ou pústulas que aumentam rapidamente formando bolhas. Estas se rompem expondo grandes áreas, melicéricas ou crostosas.
O impetigo é uma infecção muito comum, que afeta a camada mais superficial da pele. Atinge principalmente crianças e pode ser causado por 2 tipos de bactérias: Staphylococcus aureus, que acomete crianças de todas as idades, e Streptococcus do grupo A, que ocorre mais comumente em crianças de 3-5 anos.
LevofloxacinoLevofloxacino é indicado no tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, tais como:Infecções do trato... Cefalexina 500 mgA Cefalexina 500 mg é indicada para o tratamento das infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina como sinusites, infecções do...
A epidermólise bolhosa é causada por mutações genéticas transmitidas de pais para filho, podendo ser dominante, em que um dos pais possuem o gene da doença, ou recessivo, em que o pai e a mãe carregam o gene da doença mas não há manifestação de sinais ou sintomas da doença.
Sinal de Nikolsky: camadas superiores da epiderme se movem lateralmente a uma leve pressão ou atrito da pele adjacente a uma bolha. Sinal de Asboe-Hansen: pressão suave sobre bolhas intactas faz o líquido se espalhar para longe do local da pressão e abaixo da pele adjacente.
A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal.
Como tratar: o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, sendo os mais comumente indicados pelo médico Penicilina, Cefalosporina, Eritromicina e Cloranfenicol.
Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.
O chá, a cerveja, o mel e as esponjas marinhas têm muito mais em comum do que pode parecer. Todos eles são produtos naturais que, segundo cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, têm capacidade de atacar bactérias que nos causam infecções.
O vitiligo é uma doença caracterizada por manchas brancas na pele e nas mucosas. Elas surgem após o desaparecimento de células chamadas melanócitos, que produzem a melanina (substância que dá “cor” à nossa pele).
As lesões de vitiligo são bastante características para um dermatologista experiente. Alem da mancha ser mais esbranquiçada, ela pode ser levemente rosada, pela ausência total de melanina. As bordas tendem a ser mais pigmentadas. Determinadas áreas de aparecimento também são bastante características .
Pano branco é a mesma coisa que vitiligo. Mito. O pano branco e o vitiligo são doenças de pele completamente diferentes. O vitiligo dão manchas normalmente bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa.
Doenças causadas por estafilococosInfecções cutâneas. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite.... ... Pneumonia. ... Endocardite. ... Osteomielite. ... Artrite infecciosa (séptica)
O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.
Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.
Qual a natureza jurídica de uma sociedade individual de advogados?
Como escrever uma competência?
Como fazer o chapéu no teclado?
Qual a diferença da dengue para a zica?
O que é a comunicação interpessoal no ambiente de trabalho?
Quais os sintomas da carótida entupida?
Qual o salário de Hulk no Atlético Mineiro?
É possível ser eficiente mas não eficaz?
O que é sustentabilidade corporativa?
Como os Mesopotamicos escreviam a palavra estrela?
Quando deve ser realizado o teste do coraçãozinho?
Com quantos meses se da banho em cachorro?
Quais são as cores do gel X&D?
Quais são as causas da pedra na vesícula?