Para declarar um vetor chamado vetor , com cinco elementos inteiros, escrevemos: int vetor[5]; Note que a quantidade de elementos de um vetor não pode ser alterada depois que o vetor for declarado. Para criar vetores de tamanho dinâmico, podemos usar ponteiros, que serão abordados mais adiante.
Maior e menor valor de um vetor de inteiros em C/C++
Pode-se construir um vetor em C fornecendo todos seus elementos, como em: int vet[] = {21, 22, 23, 24};. Pode-se também construir de modo "dinâmico", dependendo dos valores que variáveis assumem em meio ao código. Para isso deve-se declarar o máximo de posições que o vetor ocupará (como #define MAX 10 ...
A declaração de vetores obedece à mesma sintaxe da declaração de variáveis. A diferença está no valor entre colchetes, que determina quantos elementos ele armazenará, ou seja, em outras palavras, determina o seu tamanho ou dimensão. tipo variável[tamanho]; ... int tamanho = 10; int vetor[tamanho*2]; // ERRADO!
u = P – O = (x, y) – (0, 0) = (x – 0, y – 0 ) = (x, y). Logo, o vetor u, fica expresso através de um par ordenado, referido à origem do sistema de coordenadas cartesianas.
Se o primeiro e único argumento é um array, min() retorna o menor valor no array. Se no mínimo dois parâmetros são fornecidos, min() retornará o menor deles.
A última posição de um vetor tem índice = número de posições – 1. Podemos declarar e inicializar um vetor com um tamanho constante, como abaixo: Isto ocorre porque apenas alguns itens do vetor foram inicializados.
Faça um programa que identifique se em um determinado vetor, existem ou não valores repetidos. #include #include int main() { int vet[5], tamanho = 5; // vetor e tamanho do vetor int i, j, resp = 0; // auxiliares // Aqui entra a lógica do programa.
Além de controlar o laço a variável i também foi usada como índice do vetor. variável parte de zero e vai até 4, exatamente como os índices do vetor. Como i varia de zero até 4, faz um total de 5 repetições no controle do laço, e ao mesmo tempo, controla a posição do vetor cujo elemento será mostrado na tela.
Neste caso, quando o número de itens inicializados é menor que o número total de itens do vetor, os itens não inicializados são automaticamente zerados. Neste exemplo, não foi especificado o tamanho do vetor, porém ao inicializar os elementos o compilador faz a contagem dos itens e determina o tamanho do vetor automaticamente.