A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas e incentivos que complementa o salário fixo do colaborador. Trata-se de uma remuneração relacionada ao desempenho profissional de uma pessoa ou de equipes.
Há duas maneiras de calcular e dividir a remuneração variável: Distribuição – Neste caso, o saldo líquido que a empresa alcançou em determinado período pode ser dividido entre os seus colaboradores. O valor individual depende da sua participação e relevância do cargo dentro do negócio. Não há um valor especificado.
Conheça 7 tipos de remuneração variável e como aplicá-las
Pode-se dizer que a remuneração variável é o conjunto de diversas formas de recompensa oferecidas aos colaboradores, a fim de complementar o seu salário fixo. Dois exemplos desse tipo de remuneração são: a remuneração por resultados e participação acionária, ambas atreladas ao desempenho dos funcionários.
Assim como há diversas vantagens, você deve tomar cuidado ao implementar esse tipo de remuneração na sua empresa. A possível diferença salarial entre funcionários que ocupam o mesmo cargo pode gerar insatisfação; Dependendo do objetivo final, o colaborador pode focar mais em quantidade do que qualidade.
Remuneração variável: vantagens e desvantagens
Entenda como implantar um plano de remuneração variável
Remuneração Variável de longo prazo é uma Remuneração Variável com foco em resultados e desempenho da empresa em períodos maiores que 1 ano. Tem forte sentido estratégico, é poderosa ferramenta para atração e retenção. Nesta categoria estão, por exemplo, os programas de ações e o bônus de longo prazo.
A Remuneração Variável pode ser realizada por meio de prêmios e incentivos, bônus, gratificações voluntárias (fora das gratificações garantidas por lei), participações acionárias, entre outros. ... No Brasil, o termo se assemelha a bonificação, mas é muito mais comum ouvir o termo como dito várias vezes, a RV.
1 – Tenha uma visão macro: Para implementar um modelo de remuneração variável eficaz você precisa ter uma visão macro de tudo que estará envolvido. Logo, busque definir em quais áreas você vai implementar o modelo e entenda quais são as principais atividades realizadas pelas equipes.
Entender com clareza sobre o conceito de Remuneração Variável é fundamental para que seja aplicado da forma certa nas organizações.
A política de Remuneração Variável é regulamentada por lei e não há cobranças extras ou de imposto de renda sobre ela. De acordo com a Constituição Federal essa lei está prevista no inciso XI do art.7 a mais de 50 anos vigente no Brasil.
É comum encontrar esse tipo de remuneração para funções como vendedores, área comercial, executivos. Os profissionais são bonificados através de regras estabelecidas pela organização para determinados períodos e igualmente para os trabalhadores do mesmo cargo para manter a confiabilidade nesse processo de remuneração.
A remuneração por resultado possui ambas vantagens e desvantagens. O ideal é avaliar esses pontos antes de implementar este tipo de programa de remuneração. Fique atento às situações que podem ocorrer ao aplicar em seu negócio. Dentre as vantagens destacamos: Melhoria de produtividade; Incentivo à busca de entrega de resultados de alta qualidade;
Como transferir pensão por morte para filho menor?
O que é bom para recuperar a cartilagem?
Quanto tempo leva para definir as pernas?
Qual a teoria adotada pelo Direito Empresarial?
Qual é a distância de uma caixa dágua para o chuveiro?
Como agem os detergentes em relação as gorduras?
Quais as emergências mais comuns que podem acontecer durante um atendimento odontológico?
Como iniciar uma investigação de paternidade?
Quanto tempo o minoxidil leva para fazer efeito na barba?
Que fração 1 centímetro representa de 1 metro?
Qual a média de carne por pessoa para um almoço?
Dá para lavar edredom King em casa?
O que fazer em uma crise de autismo?
Como usar o Spotify offline de graça?
Qual a gordura mais saudável animal ou vegetal?