O que é uma reconvenção?

Pergunta de Luísa Carvalho de Garcia em 30-05-2022
(1 votos)

Reconvenção é um instituto de direito processual, ramo jurídico do Direito Público brasileiro, pelo qual o réu formula uma pretensão contra o autor de uma ação.No procedimento comum o réu pode, simultaneamente com a contestação, formular uma pretensão contra o autor da ação.

Quando se usa a reconvenção?

A reconvenção é um pedido realizado pelo réu de um processo ao apresentar contestação sobre as alegações do autor na petição inicial. Ela é uma forma de possibilitar que o réu faça alegações e pedidos próprios dentro do processo, invertendo a estrutura do processo.


O que é a reconvenção no Processo Civil?

A reconvenção é um instituto do Direito Processual Civil que prevê a possibilidade de o réu fazer pedidos, como o faria em uma ação de sua autoria, na ação em que é demandado. E, assim, demandar a parte autora do lide em que é réu ou terceiro.

Qual o prazo para apresentar a reconvenção?

Reconvenção no CPC/215

Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. §1º Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

O que se pode alegar em reconvenção?

A reconvenção é uma forma de defesa típica do réu, por meio da qual propõe a sua demanda contra o autor nos mesmos autos. De forma mais genérica, trata-se de uma resposta do réu ao pedido inicial, porque contém a defesa apresentada por meio de pedidos do réu contra o autor.

PROCESSO CIVIL: O QUE É RECONVENÇÃO?


24 curiosidades que você vai gostar

O que pode ser alegado no cumprimento de sentença?

Pode ser arguida tanto a ilegitimidade para a causa do exequente como a do executado. Trata-se de questão de ordem pública, daí porque se não alegada na impugnação não haverá preclusão.

Quais preliminares podem ser arguidas na contestação?

Na preliminar de contestação, com a edição do NCPC, deve ser arguida pelo réu tanto a incompetência absoluta quanto a incompetência relativa, nos termos do art. 64 do NCPC. No CPC de 1973, art. 300, II, só se falava em incompetência absoluta.

Como ficou a reconvenção no novo CPC?

A reconvenção no Novo CPC passou a ter duas formas de apresentação: como tópico na própria peça de contestação ou de forma autônoma, quando não for do interesse do réu a apresentação de contestação, conforme previsão expressa do §6º, do art. 343 do Novo CPC.

Qual a diferença de pedido contraposto e reconvenção?

- Na reconvenção o reconvinte alega fatos novos conexos com a ação principal, no pedido contraposto não cabem fatos novos, são os mesmos fatos narrados na inicial. - Na reconvenção há ampliação da cognição judicial objetiva e subjetiva, no pedido contraposto não há ampliação.



Outras questões

Qual aplicativo para regularizar CPF?

Tem oxigênio na estratosfera?

Como conservar conservas fora da geladeira?

Qual o salário de Angelina Jolie?

O que é a mirra dos reis magos?

O que são ativos exemplos?

O que é reação adversa comum?

O que fazer para cortar o efeito da dipirona?

Precisa lixar janela antes de pintar?

Quem tem direito a EJA?

Quantos padrinhos precisa no cartório?

Como se lê as medidas de capacidade?

Porque a insulina não pode ficar fora da geladeira?

O que tomar para limpar os pulmões naturalmente?

O que fala a Lei 9.656 98?

Como tirar qualquer mancha?

Como fazer para engordar o corpo?

Qual a cidade que tem mais cor no Brasil?

Como separar duas pessoas com vinagre?

O que o Atlas representa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com