PORTARIA: portaria é um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.
Portaria é um documento oficial assinado por um chefe de estado.
As modalidades de portarias são duas: as gerais e internas....Modalidades de Portarias
Significado de Portaria Documento oficial de ato administrativo, baixado por autoridade pública e destinado a dar instruções ou fazer determinações de várias ordens.
Portaria ministerial não integra o processo legislativo disciplinado pela Constituição. Trata-se de ato normativo interno destinado a ordenar os serviços executados por servidores de determinado estabelecimento ou repartição. Não atribui direitos, nem impõe obrigações e penalidades a terceiros.
Com relação à portaria, sua natureza jurídica é classificada como sendo ato administrativo ordinário, ou seja, ato que tem como finalidade disciplinar o funcionamento da Administração Pública ou a conduta de seus agentes.
As portarias, como os demais atos administrativos internos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.
O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar. ... O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.
A portaria editada como ato discricionário na ausência de qualquer norma, deve ser cuidadosamente elaborada para não ferir direitos adquiridos ou a própria lei, vez que a portaria formalmente não é lei, visto que a lei ou decreto é normas que passam pelo Congresso Nacional e recebem o nome de lei.
Portaria é um tipo de diploma regulamentar (infralegislativo, portanto) da responsabilidade de um ou vários membros do Governo. Diferencia-se dos decretos regulamentares por estes serem da responsabilidade do Governo, no seu todo.
Nelas é possível encontrar um resumo do estudo, a lista de cultivares indicadas para cada região e a relação de municípios com os respectivos calendários de plantio. Constam os seguintes itens de cada portaria:
Condomínios residenciais com diversas torres e mais de uma portaria, por exemplo, normalmente terão maior dificuldade em aderir ao serviço. Enquanto que prédios de médio porte, de 40 a 60 apartamentos, podem se adaptar melhor às peculiaridades da portaria virtual. Além disso, o perfil dos moradores também conta no momento da escolha.
Qual animatronic o William Afton e?
Como é feito a fisioterapia para a bexiga?
O que são materiais compósitos e onde podem ser aplicados?
Porque a pessoa com Alzheimer não dorme?
Qual é o reino ao qual pertencem os organismos que compõem o mofo?
Quanto tempo dura uma sessão de laser na axila?
Como se chama a ponta da furadeira?
Qual foi o conceito criado por Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento em 1947?
Quando o síndico pode ser processado?
Qual país que fábrica o tênis da Nike?
Quantos dias para voltar a treinar o mesmo músculo?
O que é ser excluído ou excluída?
Que tipo de suplemento tomar para emagrecer?
Quanto tempo é necessário para ficar de jejum para fazer a abdominoplastia?
Onde são realizadas as provas da Unicamp?