A infecção intestinal pode acontecer devido à presença de microrganismos no alimento ou na água, sendo os principais:Bactérias: Salmonella spp., Escherichia coli, Listeria spp., Bacillus cereus, Clostridium perfringens, Staphylococcus aureus;Parasitas: Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Toxoplasma gondii;
coli, Salmonella, Campylobacter and Staphylococcus estão entre os patógenos mais comuns que causam surtos de origem alimentar.
Quais bactérias existem no intestino? No intestino existe o que chamamos de microbiota, que são os conjuntos dos microbiomas. Na microbiota intestinal, os microrganismos são separados em 4 filos: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria. Podendo ser benéficos ou patogênicos.
A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.
Infecção intestinal pode causar dano permanente e levar a doença mais grave. Uma simples infecção intestinal pode aumentar a chances de desenvolver problemas do coração, obesidade, diabetes, alergias alimentares e até de ter uma doença inflamatória mais séria no intestino.
30 curiosidades que você vai gostar
Os sintomas podem surgir em até 72 horas após a contaminação e podem durar cerca de 4 dias – conforme o tipo de contaminação e a causa da mesma.
Nas bacterianas, a média é de sete dias, podendo durar até 45 dias, e em alguns casos se faz necessário o uso de antibióticos. Nas infecções causadas por bactérias o início costuma ser mais rápido, às vezes apenas algumas horas após o contato com o alimento contaminado.
Como o próprio nome diz, as infecções virais são causadas por vírus, enquanto as bacterianas são provocadas por bactérias. Identificar o agente causador é importante, principalmente para definir o tratamento a ser adotado. Bactérias e vírus são microrganismos minúsculos, muito pequenos para serem notados a olho nu.
Podem ser solicitadas pelo especialista: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, biópsia do intestino, análises de sangue e fezes, e tomografia, dentre outros. Existem fatores que ajudam a descobrir de qual doença se trata, mas é quase impossível obter um diagnóstico certeiro sem esses exames.
Como editar uma imagem no Photoshop?
Qual a classificação da palavra cidade?
Como ver histórico de ligações da Claro?
Como descobrir as palavras mais usadas em um texto?
Como se escreve a palavra infringir?
Como o esporte pode influenciar nossa vida social?
Quais as voltagens de chuveiro?
Como consultar dívida Banco Central?
Como se chama Peppa em inglês?
Como saber a data de criação do meu Instagram?
Como instalar a mangueira de aço no fogão?
Como ver estrelas fixas no mapa?
Como saber se ele fala com outra?