Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial se caracteriza por seu comprimento de onda, enquanto que o tempo decorrido em uma oscilação completa é denominado período da onda, e é o inverso da sua frequência.
Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.
As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
De acordo com sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica, eletromagnética ou gravitacional; de acordo com as direções de propagação, classifica-se como unidimensional, bidimensional ou tridimensional; e de acordo com a direção de vibração, como longitudinal ou transversal.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas. Essas ondas se propagam vibrando as partículas do ambiente.
44 curiosidades que você vai gostar
Esse fenômeno ocorre apenas em meios materiais, pois a onda mecânica necessita de um meio material para se propagar. ... Como exemplo de ondas mecânicas temos as ondas que se propagam em cordas ou molas esticadas e as ondas que se propagam em superfícies de líquidos e sons.
Características das ondas mecânicas
Transportam energia sem transportar matéria; Precisam de um meio físico para propagar-se; ... Apresentam frequência e comprimento de onda bem-definidos; Sua velocidade de propagação depende exclusivamente do meio em que se propagam.
As ondas mecânicas podem ser classificadas de acordo com as direções da vibração e da propagação: Quanto à vibração, elas podem ser: Transversais - ondas cuja vibração é perpendicular à sua propagação. ... Longitudinais - ondas cuja vibração acompanha paralelamente o movimento em que elas se propagam.
Classificação das OndasOndas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
a) Ondas unidimensionais: São ondas que se propagam em uma só direção como por exemplo as ondas em cordas. b) Ondas bidimensionais: São ondas que se propagam em um plano tendo como exemplo mais clássico as ondas em uma superfície de um lago. c) Ondas tridimensionais: São ondas que se propagam em todas as direções.
Classificação das ondas
As ondas podem ser classificadas conforme a natureza, o tipo de vibração e a direção da propagação. Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas.
Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. ... Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial se caracteriza por seu comprimento de onda, enquanto que o tempo decorrido em uma oscilação completa é denominado período da onda, e é o inverso da sua frequência.
– Frequência:
É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. ... A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.
A onda periódica é caracterizada por alguns elementos, que são: ... Simbolizamos o comprimento de onda pela letra grega l. Período: é o tempo gasto para produzir uma oscilação completa (um ciclo), ou seja, é o tempo em que a fonte gera um ciclo de subida e um de descida.
Onda mista (Foto: Colégio Qi)
Ondas do mar são ondas MISTAS, ou seja, possuem vibrações longitudinais e transversais. Com isso, as partículas se movimentam, de forma geral, em uma trajetória elíptica, cuja amplitude diminui com a profundidade.
8 tipos de ondas que você precisa conhecer. O mar pode ser uma caixinha de surpresas quando se trata das ondas. ... Beach breaks. Beach breaks ou ondas de fundo areia são aquelas, como o nome diz, que quebram na areia. ... Reef breaks. ... Point breaks. ... Crumbly. ... Rivermouth waves. ... Tubing. ... Reforms.
Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
Resumo sobre as ondas mecânicasunidimensionais: propagam-se em apenas uma dimensão;bidimensionais: propagam-se em duas dimensões;tridimensionais: propagam-se em três dimensões.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
- propagação transversal: quando a direção da vibração é perpendicular à direção de propagação da onda. - propagação longitudinal: é aquela em que a direção da vibração é a mesma em que se efetua a propagação da onda.
As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.
As ondas mecânicas são geradas a partir da energia cinética. Tendo em vista suas variações, elas podem ser diferenciadas de acordo com seus meios materiais. As ondas mecânicas estão presentes no cotidiano, mesmo que não sejam notadas com tanta frequência.
O módulo da velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é tomado, por definição, como sendo exatamente: c = 299 792 458 m/s.
O quê a desconfiança pode causar?
É normal o namorado ter melhor amiga?
O que fazer para acabar com os cravos nas costas?
Como vencer o medo de animais?
Como cobrar e não perder o cliente?
Como instalar o Street Fighter?
O que leva a perder massa muscular?
Como deixar de ser apegado às coisas materiais?
Como não ter ciúmes da melhor amiga do namorado?
Como somos influenciados pelas redes sociais?
Como não sentir ciúmes do seu melhor amigo?
Como ter coragem de morar sozinha?
Como fazer um texto falando sobre mim?
Como funciona o sistema digestório dos platelmintos?
Como funciona o Veloe pedágio?