Ode é um poema de estilo particularmente elevado e solene, elaboradamente estruturado, descrevendo intelectual e emocionalmente a natureza e o mundo.
Por ode entende-se toda a composição poética que se relacione com o género lírico e que, cronologicamente, se liga a uma origem na poesia clássica grega.
O que é Ode:
Ode é uma composição poética do gênero lírico que se divide em estrofes simétricas. O termo tem origem no grego “odés” que significa “canto”. ... Um exemplo de ode são os hinos nacionais dos países, em que os autores fazem uma homenagem à Pátria e aos seus símbolos e são acompanhados por instrumentos musicais.
As odes de hoje são geralmente poemas rimados com métrica irregular, embora a rima não seja necessária para que um poema seja classificado como uma ode. Eles são divididos em estrofes (os "parágrafos" de poesia) com 10 linhas cada, geralmente consistindo de três a cinco estrofes no total.
Poder-se-iam distinguir dois tipos de ode: a ode pública e a ode privada. A primeira destinava-se às ocasiões de cerimónia, tais como funerais, aniversários e eventos estatais. A ode privada celebrava, normalmente, acontecimentos pessoais e subjectivos e tinha tendência para ser mais meditativa e reflectiva.
31 curiosidades que você vai gostar
A elegia é um gênero poético caracterizado mais pela temática do que por uma estrutura formal: tem como assuntos principais a tristeza dos amores interrompidos pela morte ou pela infidelidade. As primeiras elegias apresentavam uma métrica específica, com emprego de dísticos formados de versos hexâmetros.
É atribuído a Oxóssi a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça, ou seja, todos os atributos necessários para um caçador. É considerado o caçador de axé, aquele que busca as coisas boas para um ilé, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.
Deus da caça, é o grande patrono do candomblé, elemento;florestas, ou seja, Odé é Oxóssi. Exemplo de uso da palavra Odé: Odé, filho de Iemanjá, a grande Orixá das águas salgadas e a mãe de muitos Orixás, é o grande caçador e Rei de Ketu.
É uma composição poética, às vezes nem tanto, para ser cantada ou declamada, em homenagem a pessoa amada ou para enaltecer uma personalidade, seja numa solenidade festiva ou num funeral.
O que pode acontecer se acabar com todas as árvores?
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de ovário?
Qual o valor do curso de camuflagem de estrias?
Qual é a origem dos bonecos gigantes de Olinda?
Quando vale a pena quitar o financiamento?
Quais são os textos dramáticos?
Como a gente saber que o dente do bebê está nascendo?
Qual é a gramática mais difícil do mundo?
Por que as palavras paroxítonas não recebem acento?
Qual é a função do termostato da geladeira?
O que faz duas pessoas se atraem?
São Cipriano para ele correr atrás de mim?
Quantas vezes ao ano a Vale paga dividendos?