Micoses superficiais são infecções fúngicas que acometem as camadas superficiais da pele e seus anexos. Essas micoses são prevalentes em todo mundo, e, embora o semiárido nordestino apresente clima propício para o surgimento dessas infecções, são raros os estudos acerca do assunto.
Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.
Normalmente estas infecções são tratadas mediante a aplicação nas zonas afectadas de antifúngicos, que são fármacos específicos para estes microrganismos. Em casos de micoses muito extensas ou refractárias ao tratamento, pode ser necessário administrar também, por via oral, um fármaco antifúngico.
Superficiais – causadas por fungos que invadem apenas as camadas mais superficiais da pele ou pelo. Exemplos: piedra, pitiríase. Cutâneas – causadas por fungos que invadem toda a espessura da pele ou a parte queratinizada intrafolicular do pelo ou unha. Exemplos: dermatofitoses (tineas), candidose superficial.
São mais comuns nas áreas tropicais e raramente disseminam-se de maneira sistêmica. Micetomas são considerados micoses subcutâneas, porém, devido a particularidades, serão discutidos à parte. As micoses sistêmicas manifestam-se na pele como infecção cutânea primária ou por disseminação hematogênica.
44 curiosidades que você vai gostar
Conheça, a seguir, os principais tipos de micoses de pele, como evitar e tratar.Tinea. ... Tinea intertiginosa. ... Tinea capitis. ... Tinea versicolor. ... Candidíase. ... Frieira.
As micoses subcutâneas são causadas por um grupo bem diversificado de fungos que se caracterizam por causar lesão no tecido subcutâneo iniciada pela inoculação traumática de microrganismos.
As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha.
- Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. - Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia. Suscitam pouca ou nenhuma resposta imune do hospedeiro, não sendo combatidas por ele.
Quanto custa ser um bodybuilder?
Como é chamado professor de crossfit?
Como funciona uma polia móvel?
Onde consultar Pessoas Desaparecidas?
Como funciona a prótese dentária fixa?
Como fazer amizade com um cão bravo?
Qual o nome do percurso que os astros fazem?
Como provar litigância de Má-fé?
Como protocolar no site do STJ?
O que é preciso levar para o PAS?
Como saber se a entrada do notebook e P2 ou P3?
Quem nasce no norte e nordestino?
Como é o processo de publicação de um artigo?
Como comprovar desconsideração da personalidade jurídica?
Qual o nome da parte de dentro do cotovelo?
Quando ocorre a prescrição retroativa?