A hipertermia maligna (HM) é uma afecção hereditária e latente, caracterizada classicamente por uma síndrome hipermetabólica em resposta à exposição aos anestésicos voláteis (halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano) e/ou succinilcolina1(D).
O início da hipertermia maligna aguda é anunciado por um ou mais sinais de hipermetabolismo sistêmico durante ou imediatamente após administração de algum agente desencadeante34. Os primeiros sintomas são taquicardia, hiperventilação, rigidez muscular localizada, cianose, arritmias, sudorese profunda e hipertermia.
A hipertermia maligna pode causar desequilíbrios nos sais (eletrólitos) do corpo e na coagulação sanguínea. A coagulação sanguínea excessiva (coagulação intravascular disseminada. leia mais ) causa lesão nos órgãos, seguida de hemorragia excessiva quando o corpo fica sem fatores de coagulação.
Sintomas da hipertermiaTranspiração intensa.Respiração rápida.Desidratação.Dor de cabeça.Pressão arterial baixa.Náuseas e vômitos.Desmaios.
Medicamento para tratamento de Síndrome da Hipertermia Maligna pode ser obrigatório em hospitais. Os hospitais, clínicas e atendimentos de urgência, públicos e privados, poderão ser obrigados a manter em seus estoques o medicamento Dantrolene Sódico ou similar.
17 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, o método padrão para o diagnóstico de sensibilidade à HM é o teste de contratura muscular para exposição ao halotano-cafeína (CHCT) e o único tratamento é o uso de dantroleno.
A hipertermia, geralmente, é tratada com métodos de resfriamento mecânico do corpo. Dentre os métodos conhecidos, podemos citar o uso de lençóis molhados, ventilação de ar, utilização de pacotes de gelo e a imersão em água fria.
A hipotermia é justamente o estado oposto ao da hipertermia. Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.
Geralmente quando uma pessoa se encontra nessa condição, os principais sintomas são pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, movimentos lentos, confusão mental, diminuição da pulsação e sonolência.
Costuma-se dividir a hipertermia em três formas básicas: a clássica, a induzida por esforço físico, e a maligna. A hipertermia clássica é desencadeada pela exposição ao calor excessivo.
CONCLUSÕES: A hipotermia pode ocorrer durante o ato anestésico-cirúrgico devido à inibição direta da termorregulação pelos anestésicos, à diminuição do metabolismo e à perda de calor para o ambiente frio das salas cirúrgicas, mesmo com a utilização de aquecimento ativo.
Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
RESUMO Introdução: Síndrome neuroléptica maligna é uma doença rara, observada principalmente em homens de meia idade antes da 4ª década de vida, caracterizada por flutuação do nível de consciência, rigidez muscular intensa, disâutonomia (variação de pulso, pressão arterial (PA) e frequência respiratória) e hipertermia.
Dantroleno Sódico, para o que é indicado e para o que serve? É indicado juntamente com medidas de suporte apropriado, para o controle do hipermetabolismo fulminante do músculo-esquelético característico da crise de hipertermia maligna em pacientes de todas as idades.
Hipotermia leve (entre 34ºC e 36ºC): clinicamente caracterizada pelos tremores (tentativa de termogênese por parte do organismo). Confusão mental e desorientação são sinais da transição de hipotermia leve para moderada!
Isso ocorre em ambientes frios ou quando nos banhamos com água muito fria. Outros sintomas associados a hipotermia são a dificuldade em falar e engolir, respiração lenta, pulso arterial fraco, perda de coordenação, tontura, ruborização da pele e desmaios.
Hipotermia Profunda: A temperatura da vitima esta abaixo dos 31ºC as extremidades estão geladas e rígidas, a vitima entra em um estado de inconsciência, os sinais vitais vão diminuindo sua freqüência, as pupilas estão dilatadas e fixas, o próximo passo acaba sendo a morte.
Colocar cobertores sobre a pessoa e manter o pescoço e a cabeça bem agasalhados; Colocar bolsas de água quente sobre o cobertor ou outros dispositivos que ajudem a aumentar a temperatura corporal; Oferecer uma bebida quente, evitando que seja café ou uma bebida alcoólica, pois aumentam a perda de calor.
Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:doença no sistema circulatório;diabetes;lesões na medula espinhal;queimaduras;doença de Parkinson;desnutrição;tireoide apresentando baixa atividade (hipotireoidismo);excessivo consumo de bebidas alcoólicas.
Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas clínicas que analisem os cuidados de enfermagem a pacientes adultos com o diagnóstico de enfermagem de hipertermia, especialmente relacionados à utilização de métodos físicos, como realização de banho morno, aplicação de compressas mornas, bolsas de gelo e ventilação do ambiente ...
Como tratar hipertermia em cães?Retire-o do sol e deixe-o em um local fresco e ventilado;Ofereça água fresca em grande quantidade;Dê gelo para o pet;Use toalhas molhadas, tapete gelado ou coloque água sobre o animal para resfriá-lo.
A crise de HM pode ser desencadeada pelos anestésicos inalatórios halogenados, principalmente o halotano, mas, também, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano e, também, pelo bloqueador neuromuscular despolarizante, succinilcolina.
A meta é redução da EtCO2, controle da rigidez muscular e redução da taquicardia; e) Sugere-se manter 1 mg/kg de dantrolene a cada 6 horas por mais 24 - 48 horas.
Sintomas da síndrome neuroléptica malignaConfusão, agitação ou coma.Rigidez muscular.Temperatura alta, muitas vezes acima de 40 °C (104 °F)Frequência cardíaca rápida.Frequência respiratória rápida.Pressão arterial alta ou variável (lábil)
O tratamento é baseado na retirada da droga e suporte em unidade de terapia intensiva. Farmacologicamente é utilizado agonistas dopaminérgicos, benzodiazepínicos, dantrolene e eletroconvulsoterapia para casos refratários.
Como se pronuncia o nome Jezreel?
Como se diz caminhão em Portugal?
Como lavar a botinha da chuteira?
Como fala Honduras em espanhol?
Qual é o correto bolacha ou biscoito?
Como se fala Boa noite Paraguai?
Como é que se fala capitão em inglês?
Como se chama uma pessoa surda?
Quem faz duas coisas ao mesmo tempo?
Como se chama a pessoa que nasce na Guiana Francesa?
Como lidar com as atividades que fogem da rotina?
O que podemos fazer para incentivar a prática de esportes?
Como se chama pessoa que vê o futuro?
Como microscópio ajuda a observar as células?
Quem é responsável por uma pessoa interditada?
Como se chama quem nasce no norte?