A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação.
Dentro da construção civil temos diversos elementos estruturais, dentre eles podemos destacar as fundações, que tem como função à transmissão de cargas presentes na estrutura, para o solo de apoio. Com isso as fundações devem suportar as cargas e tensões que são causadas pelos esforços solicitantes.
Tipos de fundações superficiaisSapata. São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. ... Viga Baldrame. ... Estacas. ... Caixões. ... Tubulações.
Quais são os tipos de fundações?Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ... Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ... Radier. ... Sapata Corrida. ... Estacas.
Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.Natureza e características do subsolo no local da obra.Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.
41 curiosidades que você vai gostar
As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.
Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.
Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.
Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
Arquitetura Sistemas Estruturais | Fundações
São tipos de fundações superficiais, EXCETO: A Blocos.
Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:Estacas de fundação;Estacas de deslocamento;Estacas pré-moldadas de concreto;Estacas metálicas;Estacas de madeira;Tubulões.
A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.
A fundação (ou alicerce) serve basicamente para apoiar a casa no terreno. Os elementos que compõem a fundação de obra são responsáveis por receber as cargas da edificação — como o peso do prédio e as condições climáticas que incidem nele — e repassá-las ao solo com segurança.
Fundações são os elementos estruturais cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia (AZEREDO, 1988). Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes.
Diferenças entre fundações rasas e profundas
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.
Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.
Vale lembrar que após uma revisão na legislação a partir de 2015, ficou acordado que fundações podem ser criadas para os seguintes fins: Assistência social. Cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Educação.
Uma das vantagens de se constituir uma organização é de os fundadores criarem todas as bases da instituição, identificando valores e definindo missão, visão, foco de atuação, objetivos, entre outros. Porém, uma associação ou fundação empresarial exige custo anual fixo.
Para abrir uma Associação você deve reservar aproximadamente R$ 700 para gastar com cópias, taxas e cartório. Vale ressaltar que esse valor pode sofrer variações dependendo da localidade. Além disso, você também precisará de um advogado para conduzir o processo de abertura.
Fundação superficial (rasa ou direta) Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
As fundações são classificadas em fundações diretas /rasas e indiretas/profundas. Como já vimos, a escolha do tipo de fundação a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.
· FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo. A carga é transmitida pelas pressões sob a base da fundação e por atrito e adesão ao longo da sua superfície lateral. Essas fundações são chamadas de “estacas”.
Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação. ... A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.
O que é post carrossel no Instagram?
Tem como tirar os juros do IPVA atrasado?
O que é contralateral na anatomia?
Quais são os tipos de psicose?
Qual o sinônimo de progenitores?
Como posso saber se uma palavra e primitiva?
Porque o dedo no anel de prata fica verde?
Qual o combustível de um iate?
Qual equipamento é utilizado exclusivamente em manobras?
O que passar para tirar cera de depilação?
Porque chove mais no verão do que no inverno?
Quais são as 05 profissões menos importantes da sociedade atual *?
Estou tomando antibiótico posso usar creme vaginal?