Qual a origem do direito de superfície?

Pergunta de Mara Teresa Machado de Pinheiro em 03-10-2025
(25 votos)

Nesse sentido Mazzei (2007), estudioso brasileiro, ainda destaca que a figura do Direito de Superfície surgiu inicialmente no direito público por ocasião das concessões a particulares para edificar o solo estatal e das cidades, mediante o pagamento de anuidade.

Qual é a finalidade da constituição de um direito real de superfície?

Neste sentido, o direito de superfície tem como objetivo tornar um terreno urbano ou rural desocupado e parado em algo rentável, podendo ainda, ser utilizado para diversos fins como, desde construção de prédios à plantações.


O que é direito superfície?

O Direito de Superfície é uma concessão atribuída pelo proprietário do terreno a outrem, para construção e utilização durante certo tempo, salvo para realização de obra no subsolo a não ser que inerente ao objeto da concessão, que pode ser gratuita, ou mediante pagamento de valor fixo à vista ou parcelado.

Quais os modos de constituição do direito de superfície?

7.2 Constituição do Direito de Superfície por Contrato

Segundo a linha geral de nosso Código Civil, para constituição do direito de superfície pôr contrato, necessário, face sua natureza real, a forma solene, isto é, a escritura pública, para que produza os efeitos pretendidos.

Em que consiste o direito de superfície previsto nos arts 21 q 24 do Estatuto da Cidade?

§ 1o O direito de superfície abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreo relativo ao terreno, na forma estabelecida no contrato respectivo, atendida a legislação urbanística". Assim sendo, está, nos moldes acima traçados, presumidamente autorizado o uso do subsolo e do espaço aéreo.

Direitos Reais - Direito de Superfície


19 curiosidades que você vai gostar

O que é o direito de superfície por cisão?

O direito de superfície por cisão está presente quando o proprietário aliena por superfície construção já existente no terreno. O superficiário poderá introduzir benfeitorias na construção já existente (superfície por cisão qualificada) ou não introduzir tais benfeitorias (superfície por cisão ordinária).

O que é direito de superfície quais as possíveis razões sociológicas de sua previsão legal?

O direito de superfície é conceituado nos moldes do art. ... O direito de superfície pode ser conceituado como o real, complexo e autônomo, de ter temporariamente construção e/ou plantação em imóvel alheio, conferindo ao titular os poderes de uso, gozo e disposição sobre imóvel alheio sobre os implantes.

Quais as principais características do direito de superfície?

As principais características do direito de superfície são: (i) Permite temporariamente a quebra da unidade dominial entre solo e construção ou plantação; (ii) É temporário.

Quem são os sujeitos do direito real de superfície?

Na relação jurídica real superficiária existem dois sujeitos: o proprietário do solo e o superficiário. O primeiro concede ao segundo o direito de construir ou plantar, fazendo com que a propriedade desses bens móveis se destaque da propriedade do solo.



Outras questões

Quais são os cursos de complementação pedagógica?

Quantos anos tem a Natália do BBB?

Por que o paciente portador de DPOC apresenta cor pulmonale?

Quem é canhoto USA qual lado do cérebro?

Pode manipular minoxidil?

Como cuidar de um lírio no vaso?

Quanto preciso tirar em ciências da natureza?

Quantos anos Harry Potter tinha em Pedra Filosofal?

Como Ultron foi criado o filme?

Tem pobre em Dubai?

Qual idade deve ser extinta a medida socioeducativa?

Quem morreu One Piece?

O que é saturação na impressão?

Quais os cogumelos mais consumidos no Brasil?

Qual a diferença de W para v?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com