As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... ... Conjunções conclusivas – são palavras que representam consequência ou como o nome já sugere, conclusão: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.
As Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas são orações sequenciadas por Conjunções Coordenativas Aditivas estabelecendo uma ideia de soma, de adição, de acréscimo a uma informação trazida na oração antecedente. Veja os exemplos a seguir: Gosto de viajar de carro e de moto.
18 curiosidades que você vai gostar
Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes. ... - Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado.
Orações Coordenadas são orações encontradas em um mesmo período, mas entre si são independentes sintaticamente. ... Esse tipo de ligação nas orações coordenadas ocorre quando há presença de conectivos como, por exemplo, as conjunções. As orações coordenadas são classificadas em dois tipos: assindéticas e sindéticas.
Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
Como a pessoa ganha dinheiro no Instagram?
Como tirar mal cheiro da placa de bruxismo?
Quanto tempo demora para receber um jogo da Steam boleto?
Que tipo de negócio próprio um Engenheiro de Produção pode ter?
Quais efeitos adversos que os medicamentos anti-histamínicos podem causar?
Qual o objetivo do Janeiro Branco?
Como fazer referências Bibliograficas ABNT no Word?
Quais são os 3 principais tipos de operadores que são utilizados na linguagem Python?
Como fazer referência de nota?