No caso das fontes, o padrão mais utilizado nos dias de hoje é o ATX (Advanced Tecnology Extendend), que surgiu em meados de 1996 e que também especifica formatos de gabinetes de computadores e de placas-mãe.
ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.
- Fonte de alimentação padrão ATX versão 2.01 com 24 pinos (20 + 4 pinos), podendo ser usada em placas mãe de 20 ou 24 pinos no cabo de alimentação. - Big Fan com cooler de 13 x 13 cm, diminuindo a propagação de ruídos e sons incomodáveis.
Uma fonte de alimentação, em sua concepção, é um dispositivo eletrônico que converte a energia alternada para contínua. ... Tudo começa com a entrada de um sinal elétrico alternado, essa energia alternada é “abaixada” por um transformador que é um dispositivo elétrico muito comum em equipamentos eletrônicos.
Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 3 mm.
No formato ATX, a placa-mãe é instalada no lado direito do gabinete enquanto no formato BTX, ela se encontra no lado esquerdo. Os chipsets e os slots foram reorganizados com o objetivo de otimizar a dissipação do calor gerado pelos dispositivos que estão usando clocks mais altos e, consequentemente, gerando mais calor.
Nele, você conhecerá as principais características das fontes, como tensão, potência, PFC, eficiência, tipos de conectores, entre outros. O foco do artigo serão as fontes do tipo ATX, por esse ser o tipo mais popular. Vamos lá?
Fontes de alimentação ATX: principais características. Introdução. A fonte de alimentaçãoé o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador. Portanto, é um tipo de equipamento que deve ser escolhido e manipulado com cuidado, afinal, qualquer equívoco pode resultar em provimento ...
Se o usuário precisa de algo menor, pode optar pelo Micro ATX, que é menor que o ATX. Depois disso, tem o Mini ITX (Information Technology eXtended), que é um modelo ainda menor que o Micro ATX. Mas é preciso tomar cuidado com esses dois termos, pois normalmente, 'Micro' é maior do que 'Mini', e isso pode ser um pouco confuso.
Como saber o tamanho do coletor menstrual?
Como saber se tenho rendimento do FGTS?
Como saber o espaço livre do disco rígido?
Como saber se um alimento é saudável ou não?
O que é um signo na linguagem?
Qual o tamanho do aro da bicicleta para adultos?
Como saber o tamanho do seu diafragma?
Como atualizar os drivers de vídeo do Windows 10?
Como saber se minha compra no Mercado Pago foi aprovada?
Como ver se passei na prova do Detran?
Por que sai secreção dos pontos?
Como saber se o filtro de óleo está ruim?