Em tempos de crise, essa é a única forma que algumas pessoas – e até mesmo noivos – conseguem celebrar uma ocasião especial: com a festa por adesão. Ela propõe que os próprios convidados paguem por suas despesas, ao invés de tudo ser bancado por quem convida.
Os convites para o evento podem ser tradicionais, mas é preciso ter um cartãozinho anexo explicando que, no caso da festa, trata-se de um “convite por adesão”, de preferência informando, além do local e horário, o valor e o que está incluso (entrada, pratos principais, sobremesa, bebidas, etc.).
O casamento por adesão é quando os noivos fazem a festa num restaurante ao invés de um salão para festas, e, como num restaurante comum, os convidados devem pagar pelo que consumiram, ou pagar um valor fixo por pessoa e comer a vontade durante a festa.
O casamento por adesão nada mais é do que uma festa em que a cerimônia de enlace é realizada na igreja, ou no civil, e depois os noivos e seus convidados vão a um restaurante comemorar a união. Porém, quem paga pela comida não são os noivos, e sim, cada convidado.
Para convidar amigos e familiares a ajudarem, pergunte primeiro com quanto cada um estaria disposto a contribuir. Ou então com o quê. Afinal, dependendo do evento, pode ser que cada convidado leve algo ou compre algo para a festa, não precisando dar dinheiro necessariamente.
33 curiosidades que você vai gostar
O que é RSVP:
RSVP é a sigla da expressão francesa “Répondez S il Vous Plait” que em português significa "Responda Por Favor". É muito comum ver essa sigla em convites para eventos como casamento, onde a confirmação da presença é essencial.
Como Convidar para Festas por Adesão
Um segredo sutil mas poderoso é a linguagem do convite. Dispense o “Fulano convida para seu casamento” e Substitua por “Fulano ficará muito feliz com sua presença em seu casamento”. Dispense o verbo convidar. Em seguida dê o serviço de data, hora e local.
Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos.
A maioria dos fornecedores trabalha com o parcelamento como forma de pagamento. A dica nesse caso é pagar o que puder à vista, para evitar que os gastos se acumulem. Afinal, em meio à contratação de tantos serviços, é fácil se confundir e gastar mais do que o orçamento previa.
Como ter uma mente forte e positiva?
Como saber qual é a velocidade do HD?
Como fazer um casamento civil barato?
O que é uma máquina virtual quando utilizar?
Como saber qual a minha cor de base da Revlon?
Quanto custa uma doninha no Brasil?
Como saber se você fica bem de cabelo loiro?
Como fazer uma carteirinha de missionária?
Como saber o captador da guitarra?
Como levantar com a coluna travada?
Como ter postura diante das pessoas?
O que significa carreira e propósito?
O que é sentir a presença de Deus?
Como fazer para deixar o cabelo black power?