Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua a Educação Continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento inicial, que ajudam o pessoal a aprender competências importantes para o seu trabalho.
Educação continuada consiste em um programa de formação e desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente melhorar a assistência prestada aos usuários.
Quando o processo de educação continuada surgiu? ... No Brasil, o processo de educação continuada começou a ser mais discutido entre os anos de 19, quando foram criados programas para continuar o desenvolvimento e aprendizado de alguns profissionais, principalmente os da área da saúde.
O desenvolvimento da Educação continuada deve ser feita baseada no seguinte modo:
A educação permanente melhora as práticas de forma mais específicas e pode ser mais célere. Já a educação continuada constrói um conhecimento mais global e modifica práticas, respeitando as inovações das ciências relacionadas à profissão.
Como o próprio nome diz, educação continuada é uma forma de ensino baseada no aprendizado constante. ... Uma das principais características da educação continuada é seu foco no aprimoramento constante de conhecimentos pessoais e profissionais, o que a faz ser vista como um processo, e não como um método propriamente dito.
Como promover a educação continuada em sua empresa
Planeja e acompanha reciclagens da equipe de enfermagem, em grupos ou individualmente, sempre que mostrarem dificuldades técnicas por qualquer colaborador da enfermagem ou por novas regras, normas ou procedimentos. Coordena o calendário de treinamentos, visitas, estágios e encontros científicos.
A partir de 1980, esse sistema passou a ser discutido em debates nacionais. Paulo Freire, quando foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo implantou a ideia. Mas em 1996, por causa da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse sistema começou a ser adotado nas escolas.
Como o próprio nome diz, educação continuada é uma forma de ensino baseada no aprendizado constante. ... Uma das principais características da educação continuada é seu foco no aprimoramento constante de conhecimentos pessoais e profissionais, o que a faz ser vista como um processo, e não como um método propriamente dito.
Para Leite e Pereira apud Davim, Torres e Santos (1999) a educação continuada é definida como um processo que propicia novos conhecimentos, capacitando o funcionário para execução adequada do trabalho, e preparando-o para futuras oportunidades de ascensão profissional tendo como objetivo o crescimento profissional e pessoal.
Os benefícios que a educação continuada traz são inúmeros, segundo Padilha (1991), para o cliente/comunidade: melhora a qualidade da assistência recebida; aumenta a confiança no trabalho da equipe; reduz o tempo de permanência no serviço.
Observa-se que a educação continuada é aquela proposta em que a capacitação do indivíduo não só ocorre para as mudanças desejadas pela instituição como também para as requeridas perante a sociedade, desenvolvendo-o como pessoa e como profissional.
Ela pode ser entendida como a elaboração de uma experiência formal da pessoa, para Grácio (1995), a educação é um processo contínuo e continuado que só a morte pode interromper; caracteriza-se por ser um processo de incessante busca e renovação do saber fazer.
O que representa o laço de fita?
Como foi que surgiu o nome da marca Moleca?
Quando surgiu o lançamento de peso?
Como surgiu o nome Bruno e Marrone?
O que significa escrita suméria?
Como se pronúncia a Palavra indigna?
Como se pronuncia assistir em inglês?
Como se preparar para uma peregrinação?
Quais as características da música no Neoclassicismo musical brasileiro?
Qual o nome da folha A4 mais grossa?