As despesas financeiras são aquelas referentes aos valores de encargos e juros que uma empresa contraiu em empréstimos e financiamentos, que devem ser pagas aos credores. Além disso, é um dos indicadores presentes na estrutura de uma Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE).
Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...
As despesas financeiras podem ser classificadas em dois tipos principais: as temporárias e as estruturais.
As Despesas Financeiras são as despesas que não são vinculadas à operação da firma. Vale destacar que as despesas financeiras, diferentes de outras despesas, ficam isoladas no DRE (demonstrativo de resultado).
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
31 curiosidades que você vai gostar
Antes de saber o que é a receita, vale entender que existem dois tipos, a bruta e líquida. Porém, de forma geral, a receita é todo o dinheiro que entra na empresa a partir da principal atividade do negócio. Ou seja, se você tem uma empresa de tênis e realiza as vendas, esse é o retorno que você recebe.
Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
na estrutura do DRE fica abaixo do Resultado pedido, sendo assim à deixei de fora.
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:Receita Bruta.(-) Deduções e abatimentos.(=) Receita Líquida.(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)(=) Lucro Bruto.(-) Despesas com Vendas.(-) Despesas Administrativas.(-) Despesas Financeiras.
As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc. As despesas administrativas são os salários, impostos, benefícios (como plano de saúde, vale-refeição, etc.), contabilidade, contas de água, luz, seguros, etc.
As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.
Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.
As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc.
Sendo assim, o cálculo do resultado financeiro se dá mediante a subtração das receitas financeiras pelas despesas financeiras. Através da seguinte equação: Resultado Financeiro = Receitas financeiras – Despesas financeiras.
Parece complicado, mas é simples.
Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.
No caso das empresas optantes pelo Lucro Presumido, temos que as receitas financeiras compõem a base de cálculo do IRPJ e da Contribuição Social, em regra nas alíquotas de 15% e 9%, respectivamente. Aqui ocorre que o valor que exceder a R$20 mil mensais de lucro será tributado ainda a 10% de adicional de IRPJ.
Receita operacional bruta
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
Grupo de Receitas: Estas contas representam a variação positiva do patrimônio e possuem natureza credora. Desta forma, quando o saldo aumenta, credita-se, quando o saldo diminui, debita-se. Grupo de Custos: Estas contas representam a variação negativa do patrimônio e possuem natureza devedora.
As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.
A receita é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro. Resulta, por exemplo, de operações de venda de bens e de prestação de serviços. Despesa é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou em momento futuro.
i. Receitas. Receitas são toda a renda gerada por uma empresa. Ela pode ser através de sua operação, como a venda de produtos e serviços, financeira com o recebimento de juros em suas aplicações ou ainda com a venda de itens de investimento, como máquinas e equipamentos.
O Lucro, na contabilidade das empresas, é o resultado financeiro dado pela receita total menos os custos explícitos da empresa, pode-se considerar Lucro tudo o que sobra depois de pagar todas as contas relacionada à atividade desempenhada por uma empresa, em que mostra em números o retorno financeiro.
O faturamento pode considerar uma previsão dos valores que futuramente serão transformados em receita. Já quando se fala em receita, quer dizer o total de vendas num determinado período e que será levado a tributação.
De fato, existem três grandes categorias quanto à função:Despesas Comerciais.Despesas Gerais e Administrativas.Outras despesas.
O que é bom para a maquiagem durar mais?
Quanto vale uma pedra de topázio imperial?
Quem trabalha na Marinha pode casar?
É preciso lavar o rosto todos os dias?
Como surge a cor do vinho tinto?
Qual a capacidade da lixeira do Windows 10?
Qual a diferença de Procurador e promotor?
O que falar quando alguém morre meus pêsames?
Quais as vantagens de um sistema de informação?
Quantos tipos de cartórios existem no Brasil?
O que é o método de custeio direto?
Como a LGPD afeta a minha empresa?