Concentração populacional, nada mais é do que o agrupamento de várias pessoas em um mesmo lugar (cidade, país, etc.).
A Ásia concentra 59,5% de toda a população mundial. Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta. Na sequência está o continente África, cujos 54 países reúnem uma população de 1.340.598.000 habitantes, 17,1% do total mundial.
O continente com maior concentração populacional é a Ásia, correspondendo cerca de 65% da população mundial. A África é o segundo continente mais populoso, tal fato se deve ao alto índice de crescimento populacional dos países que a integram (2,1% ao ano).
Geografia do Brasil Dentro da Região Norte existe uma grande disparidade entre os estados quanto à concentração da população, por exemplo, o Pará abriga cerca de 7.581.051 habitantes, isso lhe dá a condição de mais populoso regionalmente, enquanto que Roraima possui apenas 450.479 habitantes.
A população brasileira se concentra onde a disponibilidade hídrica é menor, como no Nordeste, de clima semiárido, ou no Sudeste, onde a concentração populacional é enorme, e no Sul, região com excesso de irrigação.
Grande parte da população urbana brasileira habita grandes cidades e capitais de estados que estão localizadas no litoral, um reflexo do processo histórico de ocupação do litoral brasileiro. Cerca de 58% da população brasileira está localizada numa faixa de 200 km de distância do litoral.
A população mundial encontra-se em maior parte concentrada na Ásia. A China, por exemplo, possui mais habitantes que todo o continente americano. A população mundial já ultrapassou o patamar dos sete bilhões de pessoas e continua a aumentar.
Esta concentração populacional nas cidades e a sua evolução teve um impacto significativo na natureza, desencadeando diversos problemas ambientais, como a poluição, o desmatamento, a redução de biodiversidades, alterações climáticas, uma maior produção de resíduos, etc.
O aumento da concentração de pessoas nas grandes cidades (Lisboa e Porto principalmente) deu-se, essencialmente, devido ao êxodo rural e à emigração, sendo que ao longo das últimas décadas, estas cidades foram crescendo e com elas a sua população, a diversificação de atividades económicas e os seus municípios vizinhos.
Calcular a população relativa ou densidade demográfica de um dado território é fácil. Observe a explicação abaixo: Uma região pode ser muito populosa e não ser muito povoada. Esses adjetivos referem-se a conceitos distintos. Vejamos: Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.
Países com maior população absoluta: 1° China: 1.345.750.973 habitantes 2° Índia: 1.198.003.272 habitantes 3° Estados Unidos: 314.658.780 habitantes
Como descobrir a espécie de um animal?
Como resgatar Codiguin Free Fire?
Onde são encontrados os peixes?
Como certificar um produto na Anatel?
Como resetar repetidor de sinal Intelbras Iwe 3001?
Como saber se o cachorro está com a doença do carrapato?
Como resetar o roteador da Brisanet?
O que os gases podem causar no organismo?
O que acontece na eritroblastose fetal?
Como resetar a luz da injeção eletrônica?
Como identificar criança desnutrida?
How to factory reset an Ubiquiti unifi UAP?
O que é Clube de Benefícios BB?
Como repetir a mesma palavra no Word?