Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana de todas as pessoas.
O que é uma Anedota:
Anedota é, originalmente, um caso ou acontecimento curioso, peculiar ou engraçado que é pouco divulgado, pois normalmente decorre em segundo plano de um evento mais significativo. ... Por exemplo: anedotas infantis (para crianças), anedotas secas (com teor sarcástico), entre outras.
Anedota é um gênero textual que apresenta narrativa composta por diálogos diretos e situações do cotidiano que surpreendem o interlocutor. Ela relata uma história curiosa ou engraçada que, geralmente, tem o intuito de provocar o riso.
As principais características das anedotas ou piadas são:
Narração relativamente curta;
Enredo simples;
Textos populares;
Serve para descontrair;
Autoria desconhecida;
Ambiente informal;
Linguagem simples e coloquial;
Humor e ambiguidade;
Piadas infantis são ótimas para divertir crianças em qualquer momento do dia e tirar boas gargalhadas dos pequenos. Elas também servem como exercícios perfeitos para a educação infantil e garantem com que elas realizem novas associações de palavras e acontecimentos do cotidiano.
19 curiosidades que você vai gostar
Dois caçadores estão em um bosque, quando um deles desmaia. Ele parece não estar respirando e seus olhos estão vidrados. O outro caçador pega o telefone e liga para a emergência: “Meu amigo está morto! O que faço?”.
O que o tomate foi fazer no banco? Foi tirar extrato.
A Anedota ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
Gênero textual cartum: O cartum se caracteriza como uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal.
A maior parte das piadas contêm dois componentes: uma introdução genérica (por exemplo, "Um homem entra num bar...") e um final surpreendente, que entra em choque com o desenvolvimento. O nível de surpresa do final se modifica de acordo com o quanto de ironia se pretende alcançar.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
1 piada, chiste, facécia, graça.
O travessão (sinal ortográfico) em qualquer texto, indica a fala dos personagens. O travessão (sinal ortográfico) em qualquer texto, indica a fala dos personagens.
Anedota é um gênero textual que apresenta narrativa composta por diálogos diretos e situações do cotidiano que surpreendem o interlocutor. Ela relata uma história curiosa ou engraçada que, geralmente, tem o intuito de provocar o riso.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
Tipos e gêneros textuais
Texto narrativo;
Texto descritivo;
Texto dissertativo expositivo;
Texto dissertativo argumentativo;
Texto explicativo injuntivo;
Texto explicativo prescritivo.
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.
Várias teorias tentam explicar o humor, mas não há consenso.
Já a filosofia costuma analisar nossa relação com os elementos de uma piada: o contexto, a vítima e a surpresa. Por exemplo: o nível de agressão à vítima não pode ser elevado, senão passamos a sentir culpa ou dó, não graça.
O propósito comunicativo diz respeito à finalidade, ao intuito da comunicação. É possível ilustrar uma situação comunicativa no exemplo a seguir: ao longo de uma aula, numa escola, um supervisor pede licença para dar um aviso à turma.
O que é que o tomate foi fazer no banco? – Tirar o extrato.
O que a galinha foi fazer na igreja ? Assistir a Missa do Galo.
O que é, o que é: Tem cinco dedos, mas não tem unha? Resposta: A luva.
Eu tenho um quarto só para mim, a minha irmã tem um quarto só para ela. Só estou com pena da mamãe que ainda tem que dividir o quarto com o papai. Joãozinho não tinha feito o dever de casa, então a mãe dele perguntou: - Ôh, Joãozinho.
Contar piadas
Essa é uma das pérolas que o Google Assistente pode falar para você se você pedir para ele te contar uma piada.
Piadas Curtas e Engraçadas
Patinhos. O que o pato disse para a pata? ...
Alô? Porque o menino estava falando no telefone deitado? ...
Paciente sumidinho... A enfermeira diz ao médico: ...
Amém. Qual é a fórmula da água benta? ...
Pintinho. Era uma vez um pintinho que se chama Relam. ...
Fumiga. ...
O pintinho e a mãe. ...
Fujão!
Como começar a escrever um livro evangélico?
Como montar um prato com espetinho?
Como fazer um sistema de energia eólica?
Como fazer um ensaio de filosofia?
Quais as formas de escrever um recado?
O que preciso para abrir um restaurante caseiro?
Como não permitir comentários no YouTube?
Quais são os comportamentos pessoais fundamentais para se manter um bom clima organizacional?
Como marcar as paredes no gabarito?
Como marcar a página que parou no Kindle?
Como grifar texto no PowerPoint 2016?
Como selecionar todo mundo no WhatsApp?
Como se consulta com um dermatologista pelo SUS?
Como tirar identidade Poupatempo?
Como marcar amigos em um sorteio no Instagram?
Qual luz as blogueiras usam para fazer Challenge?
Como faço para consultar o andamento da minha aposentadoria?