Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana de todas as pessoas.
O que é uma Anedota:
Anedota é, originalmente, um caso ou acontecimento curioso, peculiar ou engraçado que é pouco divulgado, pois normalmente decorre em segundo plano de um evento mais significativo. ... Por exemplo: anedotas infantis (para crianças), anedotas secas (com teor sarcástico), entre outras.
Anedota é um gênero textual que apresenta narrativa composta por diálogos diretos e situações do cotidiano que surpreendem o interlocutor. Ela relata uma história curiosa ou engraçada que, geralmente, tem o intuito de provocar o riso.
As principais características das anedotas ou piadas são:
Narração relativamente curta;
Enredo simples;
Textos populares;
Serve para descontrair;
Autoria desconhecida;
Ambiente informal;
Linguagem simples e coloquial;
Humor e ambiguidade;
Piadas infantis são ótimas para divertir crianças em qualquer momento do dia e tirar boas gargalhadas dos pequenos. Elas também servem como exercícios perfeitos para a educação infantil e garantem com que elas realizem novas associações de palavras e acontecimentos do cotidiano.
19 curiosidades que você vai gostar
Dois caçadores estão em um bosque, quando um deles desmaia. Ele parece não estar respirando e seus olhos estão vidrados. O outro caçador pega o telefone e liga para a emergência: “Meu amigo está morto! O que faço?”.
O que o tomate foi fazer no banco? Foi tirar extrato.
A Anedota ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
Gênero textual cartum: O cartum se caracteriza como uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal.
A maior parte das piadas contêm dois componentes: uma introdução genérica (por exemplo, "Um homem entra num bar...") e um final surpreendente, que entra em choque com o desenvolvimento. O nível de surpresa do final se modifica de acordo com o quanto de ironia se pretende alcançar.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
1 piada, chiste, facécia, graça.
O travessão (sinal ortográfico) em qualquer texto, indica a fala dos personagens. O travessão (sinal ortográfico) em qualquer texto, indica a fala dos personagens.
Anedota é um gênero textual que apresenta narrativa composta por diálogos diretos e situações do cotidiano que surpreendem o interlocutor. Ela relata uma história curiosa ou engraçada que, geralmente, tem o intuito de provocar o riso.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
Tipos e gêneros textuais
Texto narrativo;
Texto descritivo;
Texto dissertativo expositivo;
Texto dissertativo argumentativo;
Texto explicativo injuntivo;
Texto explicativo prescritivo.
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.
Várias teorias tentam explicar o humor, mas não há consenso.
Já a filosofia costuma analisar nossa relação com os elementos de uma piada: o contexto, a vítima e a surpresa. Por exemplo: o nível de agressão à vítima não pode ser elevado, senão passamos a sentir culpa ou dó, não graça.
O propósito comunicativo diz respeito à finalidade, ao intuito da comunicação. É possível ilustrar uma situação comunicativa no exemplo a seguir: ao longo de uma aula, numa escola, um supervisor pede licença para dar um aviso à turma.
O que é que o tomate foi fazer no banco? – Tirar o extrato.
O que a galinha foi fazer na igreja ? Assistir a Missa do Galo.
O que é, o que é: Tem cinco dedos, mas não tem unha? Resposta: A luva.
Eu tenho um quarto só para mim, a minha irmã tem um quarto só para ela. Só estou com pena da mamãe que ainda tem que dividir o quarto com o papai. Joãozinho não tinha feito o dever de casa, então a mãe dele perguntou: - Ôh, Joãozinho.
Contar piadas
Essa é uma das pérolas que o Google Assistente pode falar para você se você pedir para ele te contar uma piada.
Piadas Curtas e Engraçadas
Patinhos. O que o pato disse para a pata? ...
Alô? Porque o menino estava falando no telefone deitado? ...
Paciente sumidinho... A enfermeira diz ao médico: ...
Amém. Qual é a fórmula da água benta? ...
Pintinho. Era uma vez um pintinho que se chama Relam. ...
Fumiga. ...
O pintinho e a mãe. ...
Fujão!
Como o celular pode ajudar nos estudos?
Qual é o melhor remédio para cinomose?
O que é bom para gengivite em gatos?
O que fazer para estimular a tireoide?
Como treinar um coelho para fazer truques?
Qual tratamento para ectima contagioso?
Como se comportar de maneira adulta?
Como tratar apraxia de fala na infância?
Qual o problema do óleo de coco?
Como está hoje a Cris da Chiquititas?
Quanto tempo a candidíase pode durar?
Como um Designer de Interiores pode se enquadrar no MEI?
Como tratar epicondilite lateral do cotovelo?
Quem pôde acompanhar um depoimento na delegacia?