Os transformadores trifásicos são equipamentos indispensáveis para o funcionamento de um sistema elétrico. O transformador permite adequar o nível de tensão à necessidade de geração, transmissão ou distribuição de energia.
Um transformador trifásico é um equipamento empregado entre o gerador e o consumidor ou entre a fonte e a carga dentro dos sistemas de transmissão de energia.
Como o próprio nome sugere, ele é construído em três bobinas, cada um abrigando dois rolamentos: circuito primário e circuito secundário. Dessa forma, é possível realizar tensões simples e tensões compostas.
OBS: - (*)Para o transformador trifásico 36,2 kV, ligação YNyn0, o núcleo deverá ser obrigatoriamente de 5 colunas.
A conexão em banco trifásico facilita a manutenção e substituição dos transformadores, porém com maior custo de investimento. Esta forma de ligação resulta em transformadores menores e mais baratos devido a necessidade de menos material ferromagnético, porém com menor flexibilidade de manutenção.
O Transformador Isolador serve, como o Autotransformador, para compatibilizar as tensões, porém este componente é fabricado com dois enrolamentos independentes, sendo um primário - entrada - e outro secundário - saída. De forma objetiva, o trafo isolador tem a função de atenuar ruídos da entrada de energia.
Potência Homologada: A fórmula para encontrar a potência do transformador necessário em KVA é: PT= (PI*FD*PAC)/FP. Considerando, por exemplo, uma fábrica com 500 Kw de potência instalada, temos o seguinte cálculo: PT =(500*0,8*1,3)/0,92. Portanto o transformador precisaria ser de, no mínimo, 565 KVA.
O transformador trifásico é construído de duas maneiras.
Com potência desde 100VA até 500KVA, aplicados em circuitos de comando, controle e alimentação, iluminação, o transformador trifásico oferece isolação galvânica, limitação de capacidade, redução ou elevação de tensão em relação aos circuitos de entrada.
Portanto, os transformadores só funcionam com corrente alternada. Dessa forma, um transformador não funcionará em corrente continua, a eletricidade passará por ele como se ele fosse um condutor comum. Um transformador pode possuir duas ou mais bobinas, sendo que é comum também transformadores com duas bobinas na saída.
Todos, em algum momento, já viram um transformador trifásico nas ruas, conectando a rede de energia elétrica do bairro.
Um campo eletromagnético variável é gerado por uma corrente alternada. Portanto, os transformadores só funcionam com corrente alternada. Dessa forma, um transformador não funcionará em corrente continua, a eletricidade passará por ele como se ele fosse um condutor comum.
Qual a diferença entre pneumatologia e Paracletologia?
Como se chama o filhote do bode?
Quantas vezes por dia um pássaro come?
Como é calculado o resultado operacional?
Como se chama elefante filhote?
Como é calculada a nota da UFSC?
Como chama o estalar de dedos do Thanos?
Como se calcula a área de um terreno com formato dado?
Qual o peixe que sobe o rio para desovar?
Como calcular a média de permanência hospitalar?
Como chama exercício com bola?
Qual o nome do exame de toque retal?
Como calcular a taxa de absentismo?
Qual exame diagnóstica câncer no testículo?
Como conseguir o PIS pela internet?
O que é a bainha do micrômetro?