O sujeito cartesiano primeiro é o ego do cogito (penso), em que o homem é concebido apenas como espírito, substância pensante. Entretanto, o caminhar meditativo de Descartes aponta para novos desdobramentos de sua concepçáo de homem e conseqüentemente do sujeito, permitindo-nos falar de uma subjetividade corporal.
A expressão “pessoa cartesiana” é usada para caracterizar uma pessoa inflexível, que pensa e age sempre da mesma forma.
Quem se pauta exclusivamente pela razão; que é exageradamente metódico e sistemático. O que se define por ou compartilha do pensamento do filósofo francês René Descartes (1596-1650), sendo definido pelo racionalismo, pela razão dubidativa, pela ação de pensar subjetiva e cientificamente.
Entende-se por cartesiano o sujeito ideal da cultura moderna, o qual não apresenta variação e tem a capacidade de compreender o mundo retratado pelos cientistas, dando à sua produção de conhecimento o valor de verdade, mesmo nas Ciências Humanas.
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos.
27 curiosidades que você vai gostar
Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas:descobrir quais são as conclusões possíveis e nunca aceitar nada como verdadeiro à primeira vista.fazer vários experimentos e dividir o problema em quantas partes for possível.analisar os resultados e pensar de forma ordenada.
Esse modelo racional pretendia servir como guia para o conhecimento da realidade. Sobre o método cartesiano, é correto afirmar que: a) tem sua formulação mais bem acabada na obra “Crítica da Razão Pura”.
Na visão cartesiana, a crença residia no conhecimento científico; na visão sistêmica, todas as concepções e teorias científicas são limitadas e aproximadas.
A FILOSOFIA DE DESCARTES
René Descartes é responsável pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas.
De acordo com o pensamento do filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou.
O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.
A reflexão acerca do perfil do alunado, perfil do grupo, metodologia e recursos mais adequados, envolvimento familiar e apoio multidisciplinar, são condições básicas e permanentes para o aprendizado efetivo. Aprendizagem e disciplina brotam pelo cultivo do afeto e do prazer.
Dúvida metódica
Para fundamentar o conhecimento, o filósofo deve rejeitar como falso tudo aquilo que possa ser posto em dúvida. A dúvida é, portanto, um momento necessário para a descoberta da substância pensante, da realidade do sujeito que pensa.
O Racionalismo Cartesiano foi construído por Descartes. A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento. Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).
As origens do pensamento sistêmico estão situadas no tripé composto por três teorias: a Teoria Geral dos Sistemas (TGS), a Teoria da Comunicação e a Teoria da Cibernética.
O método analítico cartesiano foi com certeza um dos pilares da fantástica evolução do mundo moderno. Mas, igualmente, contribuiu para o descaso dos sentimentos íntimos do ser humano, em virtude da ênfase na abordagem mecanicista. Serviu, por exemplo, para criar confusão entre riqueza material e felicidade individual.
Sobre método científico, é correto afirmar que: a) o início de uma pesquisa científica é marcado a partir de seus primeiros experimentos. b) uma pesquisa científica inicia-se a partir da observação de determinado fenômeno, seguido de questionamentos.
a moral de Descartes é racional pois deve ser orientada pela razão ou inteligência. Ainda a moral cartesiana pressupõe um saber metafísico - Deus é o termo e a garantia de seu sistema metafísico, logo o sujeito tem em Deus a garantia última do agir moral.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Descartes, é correto afirmar que: a) Para Descartes, o conhecimento é obtido partindo-se da experiência, isto é, da observação da natureza, e depois generalizando os resultados de tais observações.
O fundamento principal da filosofia cartesiana consiste na pesquisa da verdade, com relação a existência dos "objetos", dentro de um universo de coisas reais. O método cartesiano esta fundamentado no principio de jamais acreditar em nada que não tivesse fundamento para provar a verdade.
A dúvida cartesiana e busca pela verdade
Em linhas gerais, ele rejeitava a noção de que tudo poderia ser determinado simplesmente pela análise lógica, sem juntá-la às observações ou experimentos. Assim, ele buscou formas de eliminar a ambiguidade, incerteza e dependência da autoridade na metodologia que criou.
A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: "Eu penso!". Ele chega a ela após submeter seus pensamentos ao exame crítico conhecido como dúvida metódica, em que decide aceitar como válidas somente ideias indubitáveis ao exame do pensamento puro.
A importância dada por Descartes ao método marcará profundamente a história da filosofia e das ciências. Seus estudos, aliados a teorias de outros pensadores, formaram paradigmas que perduraram por muito tempo, principalmente na visão de mundo ocidental.
De fato, a dúvida cartesiana é um princípio para filosofar, pois ela faz com que o sujeito questione o que parece óbvio na realidade, e desse modo o faz construir seu próprio pensamento, o qual sempre terá em vista a clareza e a distinção.
O cartesianismo é um movimento intelectual suscitado pelo pensamento filosófico de René Descartes (Cartesius) durante os séculos XVII e XVIII. Descartes é comumente considerado como o primeiro pensador a enfatizar o uso da razão para desenvolver as ciências naturais.
O que diz o artigo 299 do Código Penal?
Quais são os dias que os Correios fazem entrega?
O que fazer para evitar a endometriose?
O que é percussão digito Digital?
O que é um bem de compra comparada?
O que é colheitadeira de grãos?
Como calcular parcelamento com juros?
Quanto é o salário mensal do Neymar?
Qual a situação da população no Brasil com relação à alimentação?
O que significa dizer que a subjetividade é o objeto de estudo da psicologia?
Quais feriados foi adiantado 2021?
Como ganhar dinheiro na internet preenchendo formularios?
Quais são os casos de indeferimento da petição inicial?
Como atualizar valores em cruzados para real?
O que é a força de atrito quando se aplica e quais seus tipos?