Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.
Segundo Martins (2001:230) são três os tipos de custo padrão: ideal, estimado e corrente. Custo-padrão ideal. Seria o custo obtido em condições ideais onde a empresa operaria com 100% de eficiência.
A técnica do uso de custos padrão para fins de controle de custos é também conhecida como padrão de custeio. É um sistema de contabilidade de custos que é projetado para identificar quanto deverá ser o custo de um produto sob as condições existentes. O custo real só pode ser analisado quando a produção é realizada.
O custo-padrão é uma ferramenta de controle que tem como objetivo demonstrar a forma correta para utilizar os fatores de produção, além de controlar as operações da empresa. A principal finalidade do custo-padrão está em controlar os custos das empresas.
Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção). 3. Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade de dados contábeis.
21 curiosidades que você vai gostar
O custo-padrão é uma importante ferramenta na gestão estratégica de custos, pois atua no planejamento e controle dos custos de produção, desempenhando um papel importante na busca por maior eficiência através da redução dos desperdícios e aumento de produtividade dos funcionários.
O custo-padrão representa o custo que um produto deveria custar, em condições normais de produtividade da mão de obra e de equipamentos, de bom atendimento pelos fornecedores etc., ou seja, é um custo atribuído que serve de base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo.
Custeio por Absorção Ideal, ou Custo Ideal: Nesta abordagem, todos os custos também são computados diretamente aos produtos, porém, tudo aquilo que não foi utilizado de forma eficiente é considerado desperdício, e não é inserido no Custo de Produção.
Cp = Qp × Pp
Por exemplo, se um produto utiliza 5 unidades de uma matéria-prima com um valor de 1 real cada, o custo-padrão é de R$ 5,00 para fazer o produto.
Como identificar um sal pela fórmula?
Como identificar um sal Inorganico?
O que é barreira de linguagem?
Porque Tom Riddle matou os pais de Harry?
Como saber se uma amostra é pura?
Como fazer água de lençóis com essência?
Como voltar o teclado do celular Motorola?
Como apresentar no PowerPoint?
Como valorizar o trabalho de uma equipe?
Como usar óleo essencial de hortelã-pimenta no cabelo?
O que é queimadura de 1 2 e 3 grau?
Qual os sinais e sintomas de uma Ovace de forma total?
Tem como recorrer multa de chinelo?
Qual o tipo de parafuso que suporta um maior torque?
O que analisar nos concorrentes?
Como elaborar uma paródia musical?
Como é feita a segmentação de mercado e a seleção do Público-alvo?