Relatório gerencial é qualquer documento que comporte dados atualizados e relevantes sobre os mais diversos resultados de um negócio. Nele, são reunidas informações, de maneira simples e objetiva, que permitam identificar o que vai indo bem e o que precisa melhorar na gestão da empresa.
Por ser um expediente muito importante para uma boa gestão empresarial, os relatórios gerenciais precisam ser bem estruturados.
...
Como fazer um relatório eficiente?Otimize a apresentação. ... Seja objetivo. ... Trabalhe com as informações certas. ... Seja acessível. ... Apoie-se no uso da tecnologia.
Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento escrito, baseado em fatos - contendo informações relevantes para avaliação e possíveis tomadas de decisão.
Quais são os tipos de relatórios gerenciais mais importantes para as organizações?Relatório de Fluxo de Caixa. ... Relatório de Vendas. ... Relatório de Contas a Pagar. ... Relatório de Contas a Receber. ... Balanço Patrimonial – BP. ... Orçamento Empresarial. ... Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ... Relatório de Satisfação do Cliente.
Os relatórios gerenciais são documentos que reúnem dados, informações e análises sobre áreas estratégicas, projetos e ações da empresa, servindo como base para uma gestão mais qualificada. Eles podem ser contábeis, financeiros, de produtividade, de vendas e até de controle de qualidade.
21 curiosidades que você vai gostar
Existem 3 tipos de relatório:Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
Relatórios de Evolução, que mostram informações referentes ao crescimento da empresa; Relatórios de Análise, que geralmente são mais completos e apresentam resultados e conclusões baseadas na análise dos dados expostos.
Relatórios programados: são produzidos periodicamente ou de forma programada, diária, semanal ou mensal. Por exemplo, um gerente de produção poderia utilizar um relatório resumido semanal que liste os custos totais com folha de pagamento com a finalidade de monitorar os custos de mão-de-obra e das tarefas.
Como transformar percentual em pontos percentuais?
Como é feito o teste de Romberg?
Como usar telefone fixo pela internet?
Como transformar um link em mp4?
Como funciona um hodômetro digital?
Como podemos nos orientar pelo sol como referência?
O que é preciso para transformar adjetivos em advérbios?
Como podemos conhecer a realidade para Kant?
Como o herbicida age na planta?
Como digitalizar fotos a partir de negativos?
Como funciona o aparelho medidor de glicose?
Como podemos magnetizar um material ferromagnético?
Como podemos nos comunicar com as outras pessoas?
O que acontece cada dia no BBB?
Como se dá a orientação pelo sol e pela lua e pelo Cruzeiro do sul?