No RAID 0, um disco é utilizado em paralelo com o já existente, dividindo o conteúdo entre os dois HDs. Já com o RAID 1, um segundo disco é usado paralelamente ao primeiro, e funciona como cópia idêntica. Toda vez que há uma escrita, os dados são modificados nos dois discos ao mesmo tempo.
Raid 10 ou 1 + 0: Para sua execução, são necessários, pelo menos, dois subgrupos de HDs em RAID 1, que são agregados em um único RAID 0. Assim, o arranjo total permite que os dados sejam gravados em todos os discos simultaneamente, sendo que cada subgrupo fica com um disco para produção e outro para espelhamento.
Em um sistema RAID 0, os dados são divididos em blocos que são gravados em todas as unidades da matriz. Ao usar vários discos (pelo menos 2) ao mesmo tempo, isso oferece desempenho superior de E / S. Esse desempenho pode ser aprimorado ainda mais usando vários controladores, idealmente um controlador por disco.
O RAID 10 ou RAID 1+0 é um nível de RAID que associa o espelhamento de informações (RAID 1) e a gravação em alta performance (RAID 0), dividindo os dados em blocos que serão escritos em todos hard disks simultaneamente. Com isso o RAID 10 torna-se um arranjo muito indicado para quem necessita performance e segurança.
Em um sistema RAID 0 os dados são divididos em blocos que são escritos em todas as unidades da matriz. Usando vários discos (pelo menos 2) ao mesmo tempo, isso oferece desempenho superior de I / O. Este desempenho pode ser melhorado ainda mais usando vários controladores, idealmente um controlador por disco.
Os tipos de RAID mais conhecidos são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 (também conhecido como RAID 1 + 0). O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0. Ao optar por usar o RAID 0, todos os discos passam a ser acessados como se fossem um só.
O RAID 5 é um modo muito utilizado em servidores com um grande número de discos. Ele utiliza um método bastante engenhoso para criar uma camada de redundância, sacrificando apenas uma fração do espaço total, ao invés de simplesmente usar metade dos discos para armazenar cópias completas, como no caso do RAID 1.
O RAID 0 é a justaposição lógica (agregação) dos vários discos rígidos físicos. Em modo RAID 0, os dados são escritos por bandas (em inglês stripes ): Fala-se de fator de entrelaçamento para caracterizar a dimensão relativa dos fragmentos (bandas) armazenados em cada unidade física.
Esta tecnologia consiste em armazenar os dados de acordo com o mesmo princípio do RAID 0, mas escrevendo numa unidade distinta os bits de controle ECC (geralmente 3 discos ECC são utilizados para 4 discos de dados). A tecnologia RAID 2 tem um desempenho que deixa a desejar, mas, por outro lado, tem um nível de segurança elevado.
No caso de pane do sistema, a RAID 5 reconstitui o disco que falta a partir das informações armazenadas nos outros discos, enquanto RAID 1 opera uma cópia disco a disco. O desempenho: a solução RAID 1 oferece melhor desempenho do que a RAID 5 em leitura, mas sofre nas operações de escrita.
Os discos montados de acordo com a tecnologia RAID podem ser utilizados de diferentes maneiras, chamadas Níveis RAID. A Universidade de Califórnia definiu cinco, aos quais foram acrescentados os níveis 0 e 6.
Quem tá de dieta pode comer pão caseiro?
O que pode ser a fraqueza no corpo?
O que significa bactéria Staphylococcus epidermidis?
Como pagar multa da Prefeitura do Rio de Janeiro?
Quais os benefícios da cultura organizacional em uma empresa?
Qual a diferença da Brahma para Brahma Duplo Malte?
Como escrever a palavra Souto?
Quais são as classificações de riscos?
Pode comer a parte verde da melancia?
O que é uma pesquisa quali quantitativa?
Como os instrumentos musicais geram sons?
Quais as empresas que usam Linux?
Onde é a dor do intestino irritável?
Para que serve o incenso Iemanjá?
Quais as vantagens de ter um namorado?