O que é o Programa de Aprendizagem? Trata-se de um programa desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000, que possibilita, através de um contrato especial com vínculo empregatício e com prazo determinado, a inserção de jovens e adolescentes ao mundo do trabalho.
O programa de aprendizagem é uma oportunidade para que os jovens alcancem mais oportunidades no futuro profissional, além de auxiliar no combate à precarização do trabalho infantil.
Na prática, o programa Jovem Aprendiz estimula empresas e instituições a contratarem jovens entre 14 e 24 anos para trabalhar em seus quadros. Em outras palavras, um menor aprendiz, com idade inferior a 18 anos, ainda cursando o Ensino Médio, já estaria apto a iniciar uma profissão, com tudo dentro da legislação.
Ele tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos que está aprendendo na instituição, no dia a dia da empresa. Para ser beneficiado pela Lei o jovem deve cursar a escola regular (ensino fundamental ou médio) e estar matriculado e freqüentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.
Aprendizagem Profissional é o programa de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho voltado para jovens de 14 a 24 anos, e para pessoas com deficiência sem limite de idade.
O Programa de Aprendizagem do Senac contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.
Aprendizagem Profissional é uma Política Pública de qualificação profissional para adolescentes e jovens, concretizado através da obrigação legal de cumprimento de cota de contratação de aprendizes pelas empresas, que se tornam responsáveis por assegurar formação técnico-profissional metódica a adolescentes e jovens, ...
A Lei do Aprendiz, também conhecida como Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, é uma lei do Brasil aprovada em 2000 e regulamentada em 2005. Ela determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus funcionários.
Se você é um profissional de RH ou trabalha de alguma forma com gestão de pessoas na empresa em que atua, provavelmente, já ouviu falar do Programa de Aprendizagem. Se você nunca ouviu este termo, não se preocupe; este post busca esclarecer algumas questões.
Por isso, os Programas de Aprendizagem – como o Programa Jovem Aprendiz – foram criados e sustentados pela lei. Mas, muito além de cumprir cotas obrigatórias, são uma maneira eficiente de contribuir como solução para um cenário atual desafiador para a juventude e promover a evolução da força de trabalho no Brasil.
A intenção é que ele desenvolva e aprenda um ofício em uma empresa, enquanto também estuda para desempenhar este papel. Para o jovem aprendiz poder se cadastrar no programa, precisa estar estudando (ensino fundamental ou no ensino médio) e estar matriculado em uma escola técnica conveniada com a empresa em que irá exercer trabalho.
O que é preciso para ser um jovem aprendiz? Para ser aprendiz é necessário ter de 14 a 24 anos, estar cursando ou já ter concluído a escola e também frequentar o curso técnico conveniado com a empresa, relacionado à atividade que desempenhar enquanto estiver contratado.
Como era a relação entre a Igreja e o reino dos Francos?
Como ocultar minhas pesquisas na internet?
Como ocultar valores zerados no gráfico?
O que havia no lugar antes do desenvolvimento da cidade de Monte Azul Paulista?
Como ocorreu o processo de especiação da jararaca-ilhoa?
O que havia no lugar antes do desenvolvimento da cidade de São Lourenço do Oeste?
Como esconder a barra de pesquisa?
Quem pode ver meu Story no Instagram?
Como saber o corte ideal para o meu rosto?
Como saber o nome do seu roteador?
Como colocar sangria no Photoshop 2020?
Como ocultar status no Instagram?
Como saber a minha cartela de cores?
Como é calculado o valor da causa?