Na fase de conhecimento, o juiz recebe os fatos e os fundamentos jurídicos dos envolvidos na causa para reunir as informações necessárias para análise. Nesta fase, as provas de ambos os lados são apresentadas e, se houver necessidade, há audiências para ouvir as partes e as testemunhas.
Desta forma, a cognitio se configura em três fases procedimentais bem nítidas: a fase postulatória, a fase instrutória e por fim, a fase decisória que resume o esquema básico do processo de conhecimento.
Apesar de existir uma clara diferença entre processo e procedimento, existe pelo menos uma semelhança entre eles; é que ambos se dividem em três espécies, ou tipos. Segundo o NCPC, os três tipos de procedimento são: comum, especial e de execução.
O processo de conhecimento é o meio utilizado par reconhecer um direito, através da atividade jurisdicional. Com base no art. 318 do código processual civil, aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei.
O processo de conhecimento é a fase em que ocorre toda a produção de provas, a oitiva das partes e testemunhas, dando conhecimento dos fatos ao juiz responsável, a fim de que este possa aplicar corretamente o direito ao caso concreto, com o proferimento da sentença.
O andamento durante o período de execução leva em média 4,3 anos, contra 1,9 anos na etapa de conhecimento (os valores estão apresentados em anos, com um dígito decimal, ou seja, 1,5 ano representa 1 ano e 6 meses).
Ação de Conhecimento: Etapa em que se discute o direito de cada um dos litigantes, e termina com a decisão do juiz, é conhecida como Processo de Conhecimento.
Etapas de um processo
Conhecimento e execução são duas fases essenciais para o andamento do processo judicial. Na fase de conhecimento, o juiz recebe os fatos e os fundamentos jurídicos dos envolvidos na causa para reunir as informações necessárias para análise.
Trataremos dos seguintes tópicos: Fase de Conhecimento x Fase Executória. Cumprimento de Sentença. Processo de Execução.
No processo de conhecimento o objetivo é a busca pela constituição de uma decisão judicial que aplique o direito ao caso concreto, em que se produzem as provas necessárias para que o julgador tenha elementos para proferir uma sentença. Alguns autores têm publicado obras que abordam criticamente as bases e institutos do processo de conhecimento.
Reconhecimento: na qual os funcionários percebem os benefícios da gestão do conhecimento e passam a emprega-lo de maneira praticamente espontânea. Estas etapas elevam o nível de consciência de todos sobre a necessidade, a validade e a efetividade dos conhecimentos empregados em todos os processos produtivos de uma empresa.
No sistema processual brasileiro há a classificação em processo de conhecimento, processo de execução e processo cautelar .
A criação de conhecimento é uma interação entre sabedoria e descoberta. Em outras palavras, é colocar o conhecimento em prática, de acordo com especialistas na área. O conhecimento só se consolida em uma organização se houver tentativa e erro, se houver teoria em uso. Buscar fontes externas é outra prática salutar da gestão do conhecimento.
O que são as colônias em The Handmaid's Tale?
O que são microrganismos dê exemplos?
Como saber se a neoplasia é benigna ou maligna?
Como age o Pantogar no cabelo?
O que fazer em Angra em 3 dias?
Quanto custa um exame de audiometria tonal e vocal?
O que são os EPIs Cite 3 exemplos?
Quais são os estilos de dança moderna?
O que é sensação térmica na física?
O que significa a palavra Larry?
O que são os pressupostos recursais?
Quanto tempo demora para sair o vermelho do sol?
O que significa proteína de alta qualidade?
Quais as vantagens e desvantagens da paletização?