Características Morfológicas: Árvore de pequeno porte (mede entre três e seis metros de altura), com folhas de textura grossa e brilhante. Seu tronco tortuoso, com média de 15 a 25 centímetros de diâmetro, é liso e descamante, a exemplo da goiabeira (árvore com a qual tem um fruto semelhante, amarelo e vermelho).
Frutos: amadurecem de setembro a março; são bagas arredondadas, verdes ou amareladas (há variedades vermelhas), coroadas pelo cálice persistente, de polpa suculenta esbranquiçada, semelhante a uma goiaba pequena e de sabor mais azedo.
O araçá tem ação calmante, diurética e antiinflamatória, sendo usada para combater as inflamações bucais e gastrointestinais, urogenitais e intestinais. A infusão de folhas e brotos é indicada, como as goiabas, para tratar diarréias e hemorragias.
Benefícios da araçá
O araçá pode ser ingerido “in natura” ou ser usado na fabricação de outros produtos, como o suco. O araçá é um fruto suculento, doce e com certa acidez, destacando-se por apresentar uma série de compostos importantes para a nossa saúde. Bem como a maioria das frutas, o araçá é rico em vitaminas, fibras e sais minerais.
O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Altlântica.
O araçá é uma fruta exótica, também chamada de araçá-rosa, araçá-do-campo e araçá-amarelo. Com gostinho de goiaba, é um fruto de pequeno tamanho, cor avermelhada (quando madura) por fora, casca dura e uma polpa branca e macia.
O araçá é uma fruta composta por água, sais minerais, ácido málico, açúcar, celulose, gordura, retinol, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, carotenóides e fibra, que para além das suas propriedades terapêuticas, tem também muita utilidade na preparação de compotas, doces, geleias, ...
Araçá (Capão da Canoa) - praia de Capão da Canoa, no estado do Rio Grande do Sul. Araçá, araçareiro, araçazeiro e araçoeiro são as designações vulgares de várias plantas frutíferas: Campomanesia acida, araçá-do-pará. Campomanesia pubescens, araçá-congonha. Psidium acutangulum araçá-pera. Psidium albidum, araçá-branco ou araçá-cotão.
As condições ideais para a planta do araçá, são um solo arenoso rico em matéria orgânica, com pH entre 4,5 e 6,2. Contudo adapta-se bem a outro tipo de solos desde que bem drenados.
Falamos de uma árvore que floresce de Junho a Dezembro e os seus frutos amadurecem de Setembro a Março. As suas flores são brancas com muitos estames e nascem nas axilas das folhas, resultam em pequenos frutos redondos com polpa doce e sumarenta, plena de benefícios. ( Benefícios do araçá para a saúde)
O araçá é uma fruta composta por água, sais minerais, ácido málico, açúcar, celulose, gordura, retinol, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, carotenóides e fibra, que para além das suas propriedades terapêuticas, tem também muita utilidade na preparação de compotas, doces, geleias, sorvetes e sucos.
Como é realizada a conversão do sistema decimal para binário?
Como funciona o sistema digital?
Como tratar um pé de jabuticaba?
Como fazer o cálculo de banco de horas?
Para que serve o sensor hall do distribuidor?
Como falar sobre a dengue na educação infantil?
Como conectar o wi-fi no Onix?
Quais são os medicamentos para convulsões?
Quanto tempo demora para compensar um cheque?
Como funciona um escapamento silencioso?
Como curar artrose na cervical?
Como funciona o sistema de cooperativa do Sicredi?
Como se referir a desembargador em petição?
Porque o Japão não pode ter o próprio exército?
Como acabar com corrimento recorrente?
Como funciona o sistema colonial no Brasil?