Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.
O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. ... (meus colegas = objeto direto), (para o aniversário = objeto indireto).
26 curiosidades que você vai gostar
Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.
Objeto indireto
Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.
O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.
Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.
Como ser uma pessoa controlada emocionalmente?
Como se vestir bem aos 47 anos?
O que faz um consultor de saúde?
O que é dízimo para a Igreja Católica?
O que faz um vídeo ficar em alta no YouTube?
Como achar o campeão ideal no LoL?
Qual é o servidor de entrada do Outlook?
Quanto é o contrato com os Correios?
Como consultar saldo devedor de empréstimo consignado Bradesco?
Como saber quanto devo a Crefisa?
Como descobrir o servidor DNS da minha rede?
Como soltar os cachos em cabelo masculino?
Como saber o sentido de abertura de uma porta?
Como ver o resto de uma divisão em C?
Como funciona a Farmácia de Minas?