Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?

Pergunta de Gaspar Joel de Fonseca em 30-05-2022
(1 votos)

Os médicos têm o direito de recusar um determinado atendimento quando ocorrerem fatos que possam prejudicar a relação médico-paciente, nos termos do Código de Ética Médica, que assim dispõe: “Capítulo I, VII – O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames ...

Quando o paciente recusa atendimento?

É aceitável a recusa de terapia clínica se o paciente for plenamente capaz (maior de 18 anos) e não correr risco de morte iminente. ... Por anos prevaleceu esse entendimento e até hoje perdura esse posicionamento quando há iminente risco de vida e não há tempo para contatar familiares a respeito do desejo do paciente.


O que deve ser feito se o paciente recusa ser atendido?

Providenciar o encaminhamento para outro médico equivalente. Prestar quaisquer informações que se façam necessárias para a continuidade do tratamento.

Pode um paciente se recusar a ser submetido a algum tratamento?

O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?

A recusa do paciente de submeter-se a qualquer tipo de procedimento médico, independentemente da iminência de risco de vida, encontra guarida nos princípios da liberdade religiosa, da autonomia da vontade e autodeterminação, na dignidade humana e até mesmo no princípio da legalidade.

Direito de recusa: você sabe o que é e quando pode ser usado?


30 curiosidades que você vai gostar

O que fazer quando o paciente recusa o tratamento?

Art. 12. A recusa terapêutica regulamentada nesta Resolução deve ser prestada, preferencialmente, por escrito e perante duas testemunhas quando a falta do tratamento recusado expuser o paciente a perigo de morte.

O que fazer quando o paciente não aceita o tratamento?

Dar instruções de maneira clara e precisa, evitando cenas emocionais desgastantes. Adotar uma atitude solidária: mostre que você também tem problemas e dificuldades na sua vida (evitar a exclusão) Um ambiente familiar tolerante e acolhedor favorece a aceitação da condição de doente e, consequentemente, do tratamento.

Em que situação você poderá se recusar a fazer um procedimento?

Caso o empregado resolva desacatar a ordem e não fazer, estará exercendo o seu direito de recusa. Neste caso, se o empregador não acatar a decisão e ainda exigir que o funcionário execute a tarefa, o empregado poderá pedir despensa do trabalho e receber seus benefícios naturais de uma demissão sem justa causa.

Em que hipóteses é inadmissível a recusa de um tratamento médico?

A lei permite (e até obriga, a depender da interpretação do artigo 135 do CP) ao médico agir contra a decisão de recusa terapêutica, apenas nos casos de risco iminente de vida do paciente. Não há lei que proíba esse modo de agir.



Outras questões

Como foi o reinado de Jeroboão segundo?

Para que serve D'pantenol no rosto?

Como foi o surgimento da Sociologia?

O que é logística e como surgiu?

Qual foi o primeiro país a se industrializar no planeta e como foi esse processo?

Para que serve o remédio Ciprixin DEXA?

Como surgiu a web?

Quais foram os motivos que levaram a Guerra dos Emboabas?

Como foi o final da novela Salve-se quem puder?

Qual o primeiro motivo para o surgimento da Educação Física?

Como usar o remédio Evocanil?

Como surgiu a moral?

Como fazer um certificado no Even3?

Como a Nutrição surgiu?

Como foi a infância de Davi?

O que é Decadron injetável?

Como usar o eletrolítico pet?

Como não tomar gol no FIFA 20?

Como fazer maçã de ginástica rítmica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com