Os médicos têm o direito de recusar um determinado atendimento quando ocorrerem fatos que possam prejudicar a relação médico-paciente, nos termos do Código de Ética Médica, que assim dispõe: “Capítulo I, VII – O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames ...
É aceitável a recusa de terapia clínica se o paciente for plenamente capaz (maior de 18 anos) e não correr risco de morte iminente. ... Por anos prevaleceu esse entendimento e até hoje perdura esse posicionamento quando há iminente risco de vida e não há tempo para contatar familiares a respeito do desejo do paciente.
Providenciar o encaminhamento para outro médico equivalente. Prestar quaisquer informações que se façam necessárias para a continuidade do tratamento.
O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.
A recusa do paciente de submeter-se a qualquer tipo de procedimento médico, independentemente da iminência de risco de vida, encontra guarida nos princípios da liberdade religiosa, da autonomia da vontade e autodeterminação, na dignidade humana e até mesmo no princípio da legalidade.
30 curiosidades que você vai gostar
Art. 12. A recusa terapêutica regulamentada nesta Resolução deve ser prestada, preferencialmente, por escrito e perante duas testemunhas quando a falta do tratamento recusado expuser o paciente a perigo de morte.
Dar instruções de maneira clara e precisa, evitando cenas emocionais desgastantes. Adotar uma atitude solidária: mostre que você também tem problemas e dificuldades na sua vida (evitar a exclusão) Um ambiente familiar tolerante e acolhedor favorece a aceitação da condição de doente e, consequentemente, do tratamento.
Caso o empregado resolva desacatar a ordem e não fazer, estará exercendo o seu direito de recusa. Neste caso, se o empregador não acatar a decisão e ainda exigir que o funcionário execute a tarefa, o empregado poderá pedir despensa do trabalho e receber seus benefícios naturais de uma demissão sem justa causa.
A lei permite (e até obriga, a depender da interpretação do artigo 135 do CP) ao médico agir contra a decisão de recusa terapêutica, apenas nos casos de risco iminente de vida do paciente. Não há lei que proíba esse modo de agir.
Como imprimir segunda via da declaração de Imposto de Renda 2020?
Pode cobrir a gaiola do coelho?
Qual o prefixo de celular de São Paulo?
Qual a fórmula eletrônica do o2?
Quantos discipulos Jesus enviou?
Como é feita a avaliação clínica dos nervos cranianos?
Quanto tempo depois de uma cirurgia pode dar embolia pulmonar?
Como fazer curativo em ferida aberta em cachorro?
O que os pais do Harry Potter eram?
Qual a renda per capita para receber o BPC em 2022?
Quantas pessoas tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2020?
Qual é a cor mais forte do mundo?
Quando elaboramos um projeto interdisciplinar é importante que se acrescente perguntas como?
Qual é a importância das raízes?
Qual o endereçamento das razões do recurso?
Quanto equivale 5mcg de vitamina D?
Quais as doenças que causam olhos amarelos?