A Parábola do fariseu e do publicano (ou O fariseu e o coletor de impostos) é uma das parábolas de Jesus e aparece em apenas um dos evangelhos canônicos. Em Lucas 18:9-14, Jesus contrasta um fariseu, obcecado por sua própria virtude, com um publicano que, humildemente, pede a Deus misericórdia.
1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.
Eram considerados publicanos os responsáveis pela arrecadação de taxas, tributos e impostos, no âmbito da Antiga Roma Imperial.
Naquele tempo bater no peito simbolizava a súplica do perdão de Deus. O divino Mestre nos informa que o publicano “desceu para casa justificado e o outro não. ... Jesus narra esta parábola também para ensinar os valores da compaixão e do respeito ao próximo que, diante de Deus, recebe o mesmo incomensurável amor.
Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga.
36 curiosidades que você vai gostar
Hipocrisia: eles se apresentavam como "puros" (auto-contidos, não envolvidos com assuntos carnais), mas estavam impuros por dentro: abundava neles os desejos terrenos e carnalidade. Eles estavam cheios de "rapina e de intemperança" (Mateus 23:25-26).
Eles acreditavam na vida após a morte, na Ressurreição e na existência de anjos e espíritos. Acreditavam também que a lei oral e a tradição tinham a mesma importância que as leis escritas. Os seus ensinamentos reduziam a religião à observância de regras e fomentavam o orgulho espiritual.
Não louvar a Deus, mas louvar-se era ainda muito pouco; ele exterioriza seu desprezo por aquele que rezava com humildade". ... Basílio Magno: "O fariseu perdeu a glória da Justiça pelo pecado de soberba, enquanto o publicano saiu justificado, porque rendeu glória ao Deus santo".
Os publicanos na Bíblia
Por serem tidos como pecadores desprezíveis que viviam em constante violação do mandamento sagrado, o próprio Jesus Cristo cita eles com desprezo, ao mencionar que se um seguidor do evangelho for um pecador incorrigível, deveria ser tratado como se fosse um gentio e publicano.
Como funciona o Moto G8 Power Lite?
Como criar um formulário de cadastro em HTML?
O que é preciso para fazer um grande evento?
Como fazer a capa de um caderno?
O que fazer em um encontro de amigos?
Como mudar a aparência do Visual Studio Code?
Como usar o monitor externo no notebook?
Qual a importância da organização do tempo e espaço na educação infantil?
Como editar o nome do podcast no Spotify?
Pode usar nome fantasia em escritório de advocacia?
O que se estuda a Biotecnologia?
Como organizar pratos no armário?