Há muita dúvida quando o assunto é o uso de "onde, aonde, de onde e donde”....Perceba que fica mais fácil usar o termo “de onde”, já que ele equivale a “donde”, basta fazer a substituição.
O vocábulo “donde” indica “de algum lugar”, “ao lugar que (em que direção). Este último pode ser separado da preposição: “de onde”. O “donde” também possui valor circunstancial de lugar (“aquilo que vem”) e o verbo “vir” exige a preposição “de”, que deve ser adicionada ao advérbio “onde”.
Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.
Como usar o onde e o aonde? A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência.
Aonde?” (Cláudio Manoel da Costa) Na linguagem coloquial, também, pouca distinção se faz de onde e aonde. Portanto, não é raro, nem estranho, trocar-se onde por aonde. A diferença de pronúncia é mínima, por isso quase não se nota essa troca.
Portanto: a + onde = aonde. Assim, o termo “aonde” só pode ser usado quando acompanhado de outro termo que exija a preposição “a”, como na frase: “Vou aonde você for”.
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “ aonde ” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde ...
Onde é encontrada a pedra Larimar?
Porque não se deve lavar a faixa de Jiu Jitsu?
Qual o lugar mais barato para esquiar na América do Sul?
Qual o salário de um alto Executivo?
Quando é indicado o uso do desfibrilador?
Qual o comprovante de pagamento do Pix?
Como por ha funcionar a impreção digital no windwos 10?
Qual a fórmula da diagonal de um quadrado?