EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1.
- EFEITO COLATERAL (do inglês “side effect”): é um efeito diferente daquele efeito principal responsável pelo efeito e uso terapêutico do fármaco: assim, um efeito colateral pode ser benéfico ou indiferente e não necessariamente adverso, indesejável (“unwanted side effect”).
Apesar dos médicos sempre checarem com os pacientes se eles possuem alergias, é possível que ele indique uma medicação que oferecerá reações adversas aos pacientes. Por isso, ao notar alguma sintoma após o consumo do remédio, respire fundo e consulte a bula da medicação.
Efeito colateral e efeito adverso
A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso (também conhecido por RAM - Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.
De maneira geral, alguns dos seguintes aspectos devem ser observados na identificação e estabelecimento de validade de uma suspeita de RAM: existência de dados epidemiológicos prévios, relação temporal com o uso do fármaco, resposta diante da cessação e reintrodução do fármaco, identificação de causas alternativas, ...
26 curiosidades que você vai gostar
O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).
Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.
As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.
Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.
Faculdades mais conceituadas de sp?
Quais as doenças que podem ser tratadas com Células-tronco?
O que realmente faz a pessoa engordar?
A agricultura de subsistência pode desenvolver uma monocultura porque?
Como saber a data da morte de uma pessoa?
Qual a importância do planejamento estratégico?
A que altitude se localiza sao joaquim?
Quem paga o salário do síndico?
Como funciona a programação em blocos?
No brasil o monoculturalismo é a mistura de culturas?
Quais atividades físicas podem ser feitas por quem tem fibromialgia?
O que causa a quebra de ponta de eixo?
É possível tomar alguma atitude no processo mesmo após a ocorrência da revelia?
Ate quantos dias eu posso entregar um atestado?
Quais os principais processos de fundição?
São Paulo é o maior estado do Brasil?