O compressor de pistão é um equipamento capaz de gerar ar comprimido para impulsionar motores em processos industriais. Seu funcionamento é semelhante ao de um motor de combustão interna de pistão, sem a ignição por explosão e alimentação de combustível.
Um Compressor de Pistão é um equipamento potente e econômico que auxilia em diversas funções. De consultórios odontológicos a fábricas de medicamentos, passando por obras de construção civil, poços artesianos e até mesmo ferramentarias, várias áreas do nosso dia a dia utilizam Compressores de Pistão.
O compressor de parafuso consome menos energia
Maior vazão efetiva: o compressor de pistão comprime em média 70% do ar aspirado, enquanto o compressor de parafuso garante 100% de compressão. Com menor rendimento, o compressor de pistão gera menos ar e consome mais energia.
Principais características do compressor de pistão
Para produzir o ar, consome muita energia; Não tem cabine acústica e nenhum tipo de isolamento; Servem para uso intermitente, ele funciona durante 50%-60% do ciclo de trabalho; É mais barato que o de parafuso.
O que é compressor de ar e quais são seus usos
Quando falamos de um compressor de ar, falamos de um equipamento pneumático que consegue captar o ar que está no ambiente, armazená-lo sob alta pressão em um reservatório próprio e transformá-lo em ar comprimido.
42 curiosidades que você vai gostar
O compressor de ar de deslocamento positivo funcionam forçando o ar para uma câmara cujo volume diminui para comprimir o ar. Uma vez que a pressão máxima é atingida, uma porta ou válvula abre e o ar é descarregado no sistema de saída da câmara de compressão.
5 Tarefas que você consegue fazer com seu compressorDICA 1: Pinturas detalhadas. Essa é ótima para quem curte um hobby com artesanato. ... DICA 2: Cortes e acabamentos. ... Dica 3: Fixe Objetos. ... Dica 4: Cuide do seu Jardim. ... DICA 5: Envernize peças de Madeira.
Um compressor de pistão consiste de um virabrequim, uma biela, um cilindro, um pistão e uma válvula. O virabrequim é conduzido por uma correia em V, geralmente por um motor elétrico.
Tipos de compressores industriaisCompressor de Êmbolo. Atualmente, este é o mais utilizado nas indústrias no geral, por ser apropriado para baixas, médias e altas pressões. ... Compressor de Membrana. ... Compressores Rotativos. ... Turbocompressores. ... Vazão do gás. ... Pressões de entrada e saída. ... Propriedades do gás. ... Refrigeração.
O princípio de funcionamento de um compressor de palhetas é o mesmo que para muitos motores de expansão de ar comprimido. ... O ar é capturado nos diferentes bolsos do compressor, que diminuem em volume com a rotação. O ar é descarregado quando as palhetas passam pela porta de saída.
No compressor a parafuso, há zero vibrações, além disso, o nível de ruído é 80% menor comparado ao pistão. O compressor a parafuso é 60% mais econômico que o compressor de pistão. Veja algumas vantagens do compressor a parafuso: Maior eficiência, ou seja, mais vazão de ar por potência do motor (CV).
O compressor de ar de parafuso consome 20% menos energia elétrica e pode operar sem interrupções, 24 horas por dias. Enquanto o compressor de ar de pistão é menos eficiente e pode operar por, no máximo, 12 horas seguidas.
Os Compressores de Ar de Parafuso são os mais populares ultimamente. Suas peças primordiais são rotores, macho e fêmea. Tais peças se deslocam na direção um do outro o que comprime o ar. Eles podem funcionar em alta velocidade e combinar alta taxa de fluxo, sendo muito utilizados na indústria e trabalhos mais pesados.
Compressor de Membrana – ele é parecido com de pistão, mas o ar não entra em contato com as partes móveis, pois ele é separado por uma membrana, assim o ar não é contaminado com os resíduos do óleo. Estes compressores são utilizados nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.
Nos compressores de 1 estágio, que vão de 120 a 140 psi, a compressão de ar acontece por meio de um ou dois cilindros do mesmo diâmetro, que aspiram, comprimem e descarregam o ar para o reservatório. Caso o compressor não tenha reservatório, o ar é dispensado diretamente para o uso.
Os compressores de dois estágios são denominados assim porque o ar entra no primeiro cilindro e passa depois para um segundo cilindro. O compressor pode possuir um resfriador intermediário do ar, este é resfriado quando sai do primeiro cilindro, antes de entrar no segundo.
Existem diversos tipos de compressores de ar para aplicação na indústria.
...
Compressores RotativosMuito silencioso.Compacto.Design simples, poucas peças.Baixa manutenção (quase nenhuma)Design sem óleo.
Existem três tipos principais de compressores de refrigeração, no que diz respeito à tecnologia utilizada:compressores de pistão.compressores de parafuso.compressores Scroll (de espiral)
Os compressores alternativos são construídos em distintas concepções, destacando-se entre elas os tipos aberto, semi-hermético e hermético (selado). No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior, como ilustrado na (fig. 39a).
Os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois componentes principais: impelidor e difusor. O impelidor é um componente rotativo munido de pás que transfere ao gás a energia recebida de um acionador. Essa transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia.
A válvula de segurança garante que, caso seu compressor continue ligado mesmo após chegar na pressão de desligamento, a válvula dispara impedindo que continue aumentando a pressão dentro do reservatório, evitando o mais grave acidente que pode ocorrer com um compressor: a explosão.
Rotativo: Trata-se de um rotor excêntrico que gira em dentro de um cilindro. São largamente utilizados em ar condicionado. Alternativo: A compressão do fluido refrigerante é feita por um pistão que fica dentro de um cilindro, semelhante a um motor de automóvel, vai e vem.
Confira algumas dicas e cuidados na hora de usar o compressor de ar:Use o compressor em um ambiente nivelado, porque a lubrificação de óleo depende disso;Posicione o compressor distante da parede para permitir a ventilação;Fique atento ao filtro de ar, fazendo a limpeza pelo menos 3 vezes por semana;
Ele deve ser alojado sobre superfície firme, nivelada, limpa e seca. Deve ainda ser usado longe de áreas que contenham materiais inflamáveis e a uma distância mínima de 10 metros do local de trabalho, para evitar danos à saúde devido ao ruído excessivo.