Traduzido de inglês-
De fato, listamos, nas formações sociais capitalistas contemporâneas, um Aparelho ideológico do Estado: o aparelho escolar, o aparelho religioso, o aparelho familiar, o aparelho político, o aparato sindical, o aparato de informação, o aparato "cultural", etc.
Têm a função de assegurar, pela força (física ou sanção de decretos, portarias, leis) a permanência das relações de exploração em que a classe dominante perpétua o seu domínio sobre a classe dominada (proletariado). Os aparelhos ideológicos de Estado são em número muito maior do que os repressivos.
Os AIE são as igrejas, escolas, família, jurídico, político, sindical, cultural e outros. Destaque-se que os aparelhos repressivos do Estado (ARE) fazem parte do poder público e os AIE do privado, sendo que os ARE atuam através da violência e os AIE através da ideologia.
A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...
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A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. Perpetuando uma relação de produção e distribuição social do poder de Estado.
Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.
A diferença básica entre os aparelhos repressivos de estado (ARE) e os aparelhos ideológicos de estado (AIE) é que os ARE se utilizam predominantemente de argumentos repressivos e coercitivos para atingirem seus objetivos. Já os AIE utilizam predominantemente a ideologia para manter sua dominação.
Os Aparelhos Repressivos de Estado funcionam pela violência para garantir, em última instância, a reprodução das relações de exploração no Estado capitalista e, também, para garantir as condições políticas do funcionamento dos Aparelhos Ideológicos de Estado.
É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados. ...
Os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE)AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas);AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas);AIE familiar;AIE jurídico;AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos);AIE sindical;
Nesse contexto, a ideologia seria um importante instrumento no processo, já que ela é a representação dos interesses das classes sociais, seja no ocultamento da realidade antagônica de grupos divergentes ou mesmo na constituição de uma sociedade baseada em uma nova ordem social.
Althusser buscava traçar linhas de demarcação para separar e identificar aquilo que, na obra de seus contemporâneos, era irredutível a noções existentes de determinação e de causa e efeito.
Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.
Para Althusser, a escola desempenha papel dominante na disseminação da ideologia da classe atualmente dominante. É grande o tempo que os alunos passam na escola, de cinco a oito horas por dia, de cinco a seis dias por semana. Por ela passam crianças de todas as classes sociais, desde o Maternal.
Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.
A escola transmite as ideologias dominantes; é, assim, „reprodutora‟ do disciplinamento capitalista. É antiga essa constatação da importância da educação para a manutenção de uma estrutura social.
A ideologia, portanto, se aparelha especificamente no currículo, porém, é divulgado explicitamente e de modo parcial por meio das falas dos "educadores-professores". Quando isso acontece, por exemplo, o educador se transforma em professor. Alterando todo o processo educacional; como deveria ser: formar o homem.
Os principais instrumentos de transmissão da ideologia que permite a dominação, são as instituições como a família, a Igreja, o Estado, etc.. Como a educação formal é responsabilidade do Estado e de suas instituições, sobretudo a escola, é através dele que buscaremos entender a transmissão da ideologia dominante.
É quando o educador busca soluções para os problemas na escola.
O filósofo franco-argelino Louis Althusser dividiu os agentes de controle social em dois blocos: o de aparelhos repressivos e o de aparelhos ideológicos de Estado. ... Essas instituições são o veículo para que a ideologia dominante possa se difundir socialmente e possibilite o controle social pelas classes dominantes.
Cultura e ideologia são dois conceitos que estão presentes na nossa sociedade, possuem uma forte relação, mas têm suas diferenças. Enquanto cultura é um conjunto complexo de conhecimento, crenças, costumes e hábitos, ideologia pode envolver ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo.
O significado positivo de ideologia
O primeiro significado de ideologia é um conjunto de ideias que pretende explicar a realidade e as transformações sociais. Neste sentido, é sinônimo de doutrina ou ideário em geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e de grupos.
Ideologia é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade. Uma ideologia estabelece valores e preferências de um grupo e inclui um programa de ação para a execução dos objetivos definidos.
Os conselhos municipais de políticas públicas (saúde, educação, meio ambiente etc.) são um bom exemplo desse tipo de controle social. As audiências públicas também se enquadram nesse processo, pois são sessões criadas pelo poder público para ouvir a população sobre vários temas.
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