INTRODUÇÃO: O tumor glômico é uma lesão neoplásica benigna, geralmente única, que se forma no glomo terminal. Esta estrutura é uma anastomose arteriovenosa subcutânea distribuída por toda a superfície corporal, em particular nos leitos ungueais, polpas digitais, palmas das mãos e plantas dos pés.
Acontece com trauma ou um simples toque na região. Alguns pacientes que inclusive não conseguem cortar ou fazer a unha do dedo acometido. Na maioria das vezes esses pacientes apresentam o chamado Tumor Glômico.
O tumor glômico é uma afecção rara. Os sinais patognomônicos são: dor espontânea lancinante, podendo irradiar ao antebraço e ombro; dor ao toque; dor à mudança de temperatura, principalmente ao frio.
O tratamento é cirúrgico, com ressecção da lesão, e deve ser feito por um especialista em cirurgia da mão. A dor se resolve após o tratamento cirúrgico (nos casos em que o paciente ainda apresenta sintomas após ter sido operado, isto pode ocorrer pela presença de múltiplas lesões).
O tumor é de crescimento lento, mas progressivo e pode chegar a acometer toda circunferência do dedo. O Tumor Glômico acomete a falange distal dos dedos, na região próximo a unha. Sua característica principal é uma dor que é desencadeada pelo frio, como colocar a mão numa água gelada (piscina, mar).
45 curiosidades que você vai gostar
O cisto sinovial é como uma bolsa, cheia de um líquido viscoso, que parece um gel de cabelo. Geralmente aparece em pessoas jovens (com menos de 40 anos na maior parte das vezes) e é mais comum em mulheres. Pode aparecer em qualquer lugar da mão, mas a localização no dorso do punho é muito mais comum (foto).
A maioria são benignas e podem variar desde um cisto sinovial até outras patologias que simulem esta situação como as tenossinovites flexoras ou "dedo em gatilho". De qualquer forma, procure um especialista da mão pra melhor avaliação e tratamento.
O tratamento dos tumores benignos é realizado, na maioria das vezes, por meio de cirurgia. O médico retira todo o tumor e, em geral, isso resolve o problema, curando o paciente. No caso dos tumores malignos, o tratamento pode seguir a linha tradicional, com radioterapia, quimioterapia e, eventualmente, cirurgia.
A grande maioria dos tumores benignos a excisão completa é o tratamento de escolha, e por se tratarem de tumorações benignas, a chance de recidiva após a cirurgia é bem baixa. Procure o cirurgião de mão para o diagnóstico correto e tratamento nas patologias de mão.
Como tirar mofo do teto antes de pintar?
O que significa derivada igual a zero?
Quanto tempo o Itaú liberar crédito imobiliário?
Como ser aprovado no PPP habitacional?
Qual tinta usar para pintar tambor de plástico?
Como reformar armário de aço com ferrugem?
Como usar o Linktree gratuito?
Pode pintar tijolinho de gesso?
Como fazer tinta para couro em casa?
Como é o funcionamento de um porto?
Como formatar o projeto de pesquisa?
Como receber pagamentos através de boleto?
O que acontece se eu desfragmentar o pen drive?