Introdução. As guerras púnicas foram confrontos entre Roma e Cartago que duraram mais de um século. Esses confrontos tinham como disputa as ilhas ao sul da península Itálica e o exercício do controle do Mar Mediterrâneo, o que gerou uma imensa rivalidade entre os dois povos.
As Guerras Púnicas foram conflitos entre Cartago e Roma, que disputavam os domínios dobre o Mar Mediterrâneo, ou seja, disputavam a hegemonia sobre a economia e a política. Os conflitos duraram de 264 a.C. a 146 a.C., quando Cartago foi destruída pelos romanos.
A primeira Guerra Púnica, em grande parte marítima, foi arquitetada pelos romanos para expulsar os cartagineses da Sicília. As guerras Púnicas e o fim de Cartago entraram para a história marítima da humanidade. E ganharam este nome porque, para os romanos, os cartagineses eram púnicos (punici).
As Guerras Púnicas foram conflitos armados entre Roma e Cartago, entre 264 e 146 a.C. Cartago, localizada ao norte da África, tinha o controle das atividades comerciais realizadas no mar Mediterrâneo, e Roma, em franca expansão territorial, desejava exercer o controle do comércio mediterrâneo.
As Guerras Púnicas foram conflitos envolvendo Roma e Cartago pelo domínio do Mar Mediterrâneo. ... Os romanos derrotaram os cartaginenses no final da Terceira Guerra Púnica, destruíram a cidade cartaginense e conquistaram o norte africano, ampliando seus domínios sobre o Mar Mediterrâneo.
32 curiosidades que você vai gostar
Causas. As Guerras Púnicas tiveram como causa a rivalidade entre Roma e Cartago, pela hegemonia econômica, política e militar na Sicília e depois em todo o Mediterrâneo ocidental, importante meio de transporte de mercadorias naquela época.
A conquista do poder sobre o mediterrâneo e sobre a Península Itálica foi fundamental para o desenvolvimento da economia romana a partir do comércio marítimo, por onde circulavam mercadorias destinadas não apenas para a subsistência como também de artigos de luxo.
Com o final da guerra, Roma passou a exercer o seu domínio sobre o Mar Mediterrâneo, se referindo à área como “nosso mar”, Mare nostrum, em latim. Houve, também, a escravização dos prisioneiros e sobreviventes de Cartago, que modificou a estrutura social romana.
Inicialmente, Roma e Cartago mantinham boas relações comerciais e eram aliadas no propósito de apaziguar as relações na ilha de Sicília, que se mantinham instáveis. A Sicília, pertencente à Siracusa, era um ponto estratégico para o desenvolvimento do comércio marítimo e era, assim, dominada por Cartago.
Qual a sensação de câncer de estômago?
Como fazer o teste de Romberg sensibilizado?
Qual a natureza jurídica do arrependimento e na desistência voluntária?
Como começar o desenvolvimento de uma redação?
Qual é o objetivo da política de governança pública?
Quanto tempo o organismo leva para absorver o Whey Protein?
Quais são as informações mais importantes contidas no prontuário odontológico * sua resposta?
Quantos fusos horários existem no Brasil e no mundo?
Quais são os critérios para controle e contenção dos agentes biológicos?
Como aumentar a capacidade do pulmão?
O que não pode colocar na marmita congelada?
É preciso ser crismado para casar na igreja?