Trabalho Infantil no mundo: entenda suas causas e consequências. O trabalho infantil, considerado ilegal no Brasil, é caracterizado pela realização de qualquer forma de trabalho (remunerada ou não) por crianças menores de idade, de acordo com a legislação de cada país.
Segundo dados da Pnad Contínua 2019, os últimos disponíveis, 1,758 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil antes da pandemia. Desses, 706 mil vivenciavam as piores formas de trabalho infantil.
De acordo com a OIT, caracteriza-se como trabalho infantil aquele realizado por crianças com idade inferior à mínima permitida para a entrada no mercado de trabalho, segundo a legislação em vigor no País.
MÉXICO, DE FÁBRICAS À PLANTAÇÃO DE PAPOULA:
Dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) indicam que o México em 2019 foi um dos países da região com maior índice de trabalho infantil. Segundo a Cepal, 7,5% da população infantil mexicana (2,2 milhões de menores) é obrigada a trabalhar.
Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira.
20 curiosidades que você vai gostar
A exploração do trabalho infantil atingiu seu auge durante a Revolução Industrial. Nas primeiras indústrias implantadas na Inglaterra, França, Alemanha e demais países da Europa, era comum a exploração da mão de obra infantil em razão de seu menor custo em comparação com a mão de obra masculina.
O trabalho infantil não é um fenômeno recente no Brasil. Ele vem ocorrendo desde o início da colonização do país, quando as crianças negras e indígenas foram introduzidas ao trabalho doméstico e em plantações familiares para ajudar no sustento da família.
Entre os países com melhores índices de proteção à infância estão Singapura, Suécia, Finlândia, Noruega e Eslovênia. Ao todo, 173 nações apresentaram progresso nos últimos dezenove anos. Apenas Síria, Venezuela e Trinidad e Tobago ficaram de fora da lista, com resultados piores do que os registrados anteriormente.
De acordo com a OIT, em termos de prevalência, uma em cada cinco crianças em África trabalha. O número corresponde a 19,6%. A prevalência em outras regiões está entre os 3% e os 7%. Quase metade dos 152 milhões de crianças que são vítimas de trabalho infantil têm entre cinco e 11 anos.
Como funciona o MMN da Polishop?
Como faço para saber se o veículo está bloqueado?
Como assistir um filme oculto no Netflix?
Quanto tempo dura a síndrome do membro fantasma?
Qual a diferença de usar disjuntor unipolar é bipolar?
Qual a moral da história do filme Matrix?
Como funciona o método analítico?
Por que o balão esofágico não é um tratamento curativo?
Como saber se meu driver de rede está atualizado?
Como fazer o escape fica mais silencioso?
Como saber qual placa de vídeo o computador está usando?
Como saber se o diagrama e função ou não?
Como saber se o cubo mágico está montado certo?
O que causa anencefalia no bebê?
Porque o salário da aposentadoria vai diminuindo com o passar do tempo?
Como saber se o estator da moto está bom?