Os solventes são substâncias sintéticas que são inalados pela boca ou nariz. São produtos químicos utilizados para diversos fins, inclusive como drogas: são esmaltes, thinner, tintas, colas, entre outros.
Os solventes quando inalados cronicamente podem levar a lesões da medula óssea, dos rins, do fígado e dos nervos periféricos que controlam os músculos.
Após a inalação de um solvente a pessoa sente inicialmente uma estimulação que é seguida por uma depressão, sendo este efeito o mais importante. Mas pode também ter sensações estranhas, chegando até a alucinações.
Bem, algumas pessoas mal informadas usam essas substâncias com a intensão de obter prazer e euforia, mas nem imaginam o que estão fazendo com seus cérebros, além de outras áreas do corpo. Acontece que os vapores dos inalantes, frequentemente, contêm mais de uma substância química prejudicial.
Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Causa dano ao sistema nervoso central, rins e fígado através da exposição repetida ou prolongada. Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias.
26 curiosidades que você vai gostar
Misture em um balde 20 ml de thinner e uma colher de detergente para cada litro de água. Com cuidado, amasse jornais velhos e use-os para molhar no balde e passar no vidro. Não se preocupe com os pedaços de jornal que ficarem grudados, eles podem ser retirados facilmente com uma flanela seca e macia.
Não toque na boca, no nariz ou nos olhos antes de lavar as mãos. Se você usou diluente (Thinner), terebintina ou qualquer produto similar em outras partes do corpo também, lave-as.
Se acontecer do thinner ou solvente ter contato direto com a pele e cabelo, lave em seguida com água e sabão em abundância. Além da sua proteção individual, verifique sempre o que está por perto.
Não é tóxica ao SNC. Inalação: Quando inalados os vapores causam irritação da mucosa. Em altas concentrações os vapores inalados tem efeito narcótico e anestésico, e podem provocar dor-de-cabeça, vertigens, náuseas, sonolência, mal estar e perda de consciência. Em concentrações muito altas podem provocar até o coma.
Seus efeitos incluem sensações de leveza, torpor, excitação e euforia; que tendem a ser acompanhadas por visão dupla, perda de controle, fala arrastada, andar vacilante, irritação dos olhos e mucosa, e comportamento agressivo e impulsivo.
Excitação, geralmente acompanhada de zumbidos, dor de cabeça, salivação e rubor; são seus primeiros efeitos que, logo depois, dão espaço para uma diminuição das atividades cerebrais do indivíduo, conferindo voz mole, desorientação, palidez e, em alguns casos, alucinações.
O éter, acetona e demais representantes, podem ser usados para extração de outras drogas psicotrópicas como a cocaína e o “crack”.
As tintas e vernizes contêm solventes orgânicos que emitem vapores à temperatura ambiente; por contato direto com a pele ou por inalação podem provocar alergias, queimaduras ou, após inalações repetidas, doenças respiratórias e lesões pulmonares.
A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas e inalante é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca.
Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos dele (mas não todos) são inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente. ... Todos estes solventes ou inalantes são substâncias pertencentes a um grupo químico chamado de hidrocarbonetos, tais como o tolueno, xilol, n-hexana, acetato de etila, tricloroetileno, etc.
Exposição humana e efeitos na saúde
A inalação de concentrações acima de 500 ppm pode irritar os olhos, nariz e garganta. Trabalhadores expostos a níveis acima de 1000 ppm, por três horas diárias durante 7 a 15 anos, apresentaram irritação no trato respiratório, tontura e fraqueza.
Os médicos por muitos anos já sabiam que o uso da cocaína destroi as narinas. Entretanto, um estudo publicado este mês na revista Archives of Ophthalmology é o primeiro a demonstrar que a inalação da cocaína a longo prazo causa uma doença chamada de Obstrução Adquirida do Ducto Nasolacrimal (NLDO).
A cocaína provoca agitação extrema e problemas nasais. Quando usada em pequenas doses torna o usuário ousado, agitado e falante, pode ser confundida com o uso do álcool - para confirmar verifique o hálito alcoólico -, mas a cocaína não deixa cheiro e os sinais físicos são mais discretos.
O uso de solvente pode causar queimadura ou até dermatite, e só agrava situação da pele que já está sensibilizada pelo óleo”, alertou. De acordo com as orientações do médico, mesmo com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é necessário tomar cuidado com o manuseio do produto.
Se a queimadura for causada por substância inflamável (álcool, gasolina, thinner)Apague a chama com um pano limpo úmido (de preferência)Esfrie a lesão com água gelada ou corrente.Proteja a área queimada com um pano limpo.Não alimente a vítima.Encaminhe imediatamente a vítima para o hospital.
10 dicas de como tirar tinta de cabelo da peleUse vaselina. A vaselina é uma opção barata de remover tinta da pele e é fácil de encontrar em farmácia. ... Use gel de cabelo. ... Use detergente neutro. ... Use vinagre ou adoçante. ... Use óleo de bebê ou óleos vegetais. ... Use pó de café com shampoo. ... Use demaquilante bifásico. ... Use pasta de dente.
Causa irritação a pele. Causa danos ao fígado e rins através da exposição prolongada ou repetida. Pode causar dano ao sistema nervoso central através de uma exposição prolongada ou repetida.
Lave as mãos com água, detergente e uma escovinha
Depois, aplique um pouco de detergente na pele e, então, use uma escova de unhas (ou uma de dentes velha) para esfregar e remover bem o óleo. Por fim, basta enxaguar e secar bem as mãos com uma toalha macia.
Substitutos de thinner, querosene e aguarrásCLARUS SolventMax STX-08 – Super Thinner desengraXante – 440ml. ... EcoThinner Green 100 – Thinner Ecológico e Biodegradável – 1L. ... CLARUS EcoKerozen – Querosene Ecológico Inodoro, Atóxico e Biodegradável – 5L.
Use-os para tirar manchas de tintas e resíduos como cal e cimento em pisos de porcelanato, por exemplo. Aplique o produto em um pano seco somente onde deseja limpar, se estiver difícil de sair utilize uma espátula e para ranhuras e relevos, o indicado é uma esponja de aço.