Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Geralmente, os textos dissertativos-argumentativos, além de serem opinativos, buscam persuadir o leitor. A estrutura dos textos dissertativos é dividida em três partes fundamentais:
Sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, podemos afirmar que: a) Suas principais características são contar uma história ou narrar algum acontecimento, verídico ou não. b) Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características através de uma linguagem clara e objetiva.
Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço e as personagem que fazem parte da trama. Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.
Dando continuidade ao nosso artigo sobre quais são os tipos textuais temos o texto descritivo, que é um tipo de texto que envolve a descrição de algo. Essa descrição pode ser de um objeto, pessoa, animal, lugar, entre outros. Sua intenção é transmitir para quem está lendo as suas impressões e as qualidades de algo.
Qual exame detecta doenças mentais?
Como saber se a dieta está fazendo efeito?
Quais são os indicadores de qualidade na Educação Infantil?
Como calcular a área de um histograma?
Quais as consequências causadas pelos furacões?
Quem tem hipotireoidismo não consegue emagrecer?
Qual o pH do shampoo Seda detox?
O que pode ser considerado vício oculto?
Como calcular volume de um tanque circular?
Como se explica o edema inflamatório?
Quanto vale o dia do salário mínimo?