Se o chocolate é um alimento saudável? A resposta que os chocólatras esperam desta pergunta é SIM! Além de dar uma leve sensação de bem-estar, o chocolate, principalmente o amargo, possui flavonóides, substância encontrada naturalmente no cacau como também em frutas, vegetais, chás e vinho tinto.
O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar. O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial. Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético. Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.
Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, já que tem menos açúcar e menos gordura. ode comer chocolate todos os dias, não há problema. Até 25 gramas, 30g de chocolate por dia. O que equivale a mais ou menos uma barra ou um bombom”, explica a nutricionista Mariana D Ávila à Globo.
Chocolate faz bem à saúde
Segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada, “o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim”.
Quando consumido em excesso, o chocolate pode gerar alguns processos alérgicos no corpo, inchaços, náuseas e aumentar muito o nível de glicose no sangue (o que é extremamente perigoso para quem tem diabetes, por exemplo).
39 curiosidades que você vai gostar
Com o chocolate não é diferente. De acordo com a especialista, a quantidade máxima diária não deve passar, em média, de 40 gramas.
O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, até 72 horas para ser digerido por completo. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia pode levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.
Segundo Garcez, comer chocolate até se esbaldar em longo prazo pode trazer consequências metabólicas mais sérias, por causa do açúcar e da gordura presentes nele —o que é agravado ou não conforme as outras características da sua alimentação.
Por conter grandes quantidades de açúcar e gordura em sua composição, ele possui alto índice glicêmico e pode trazer malefícios à saúde quando consumido em excesso, como diabetes e aumento de colesterol, e à pele, como aumento de acne e da inflamação.
O chocolate está permitido em uma dieta low carb, mas não são todos os tipos que são indicados para o consumo. O chocolate permitido para o consumo na low carb é o chocolate amargo, mais especificamente aqueles que possuem uma concentração maior que 70% de cacau em sua composição.
Barra 100 gramas Chocolate Tipo 70% Cacau. - Valor Energético 131 kcal = 550 kJ (7% VD); - Carboidratos 13 g (4% VD);
Excesso de chocolate pode engordar até 4kg em uma semana, diz nutricionista.
O magnésio, outra substância presente nas barras, ajuda a aliviar a ansiedade e a manter o bem-estar. As vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate.
Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose.
Não é à toa que você sente aquela sensação de prazer depois de comer um bombom. O chocolate também é rico em tirosina, substância que estimula não só a liberação de endorfina, como também a produção de serotonina e dopamina.
O chocolate pode trazer vários problemas de saúde com o passar dos anos. O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também a elevação de pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, e até agravar alguns tipos de câncer.
Prefira os chocolates com maior concentração de cacau
Por isso, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais indicado ele é para o consumo. Nesse caso, deixe de lado aquele bombom cheio de açúcar e prefira os chocolate que tenham, pelo menos, 70% cacau na composição.
A nutricionista Daniela Cierro Ros, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), afirma que o chocolate amargo, com a quantidade correta de cacau na composição, não representa nenhum perigo para a saúde, não atrapalha na dieta e pode ajudar no bom funcionamento cardíaco.
Sim, Chocolate vencido faz mal. Faz mal para o sabor. Faz mal para a textura. ... Determinam data de validade para garantir que as principais características de sabor, textura, aspecto e odor dos seus produtos estejam preservadas quando forem consumidos.
Estudos da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) atestam que a cafeína presente em uma barra de chocolate pode permanecer no corpo por, em média, três a quatro horas, mas esse número pode chegar até a doze horas em pessoas sensíveis, o que pode atrapalhar (e muito!) o seu sono.
Quando comemos doce, nosso metabolismo eleva os níveis de glicose e estimula o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que por sua vez vai transformar essa glicose em energia. Por consequência, a energia se torna estoques de gordura que levam leva ao aumento de peso.
Veja quais são elas:Muita proteína e alimentos ricos em fibras. Alimentos com essas características tendem a manter o corpo satisfeito por mais tempo. ... Vegetais de folhas verdes do lugar de pães, massas e outros carboidratos refinados. ... Chocolate amargo. ... Beba mais água.
O ideal é encaixar 30 gramas de chocolate por dia na dieta. Dessa forma consciente, você evita o acúmulo de gorduras no organismo e ainda tira proveito de todos os benefícios do cacau. Beba algo quente – Bebidas quentes como chás e café tiram um pouco da vontade de comer doce o tempo todo.
Testes mostraram que saborear o produto duas vezes por semana resultou em 66% menos chances de morrer de doença cardíaca e uma vez por semana reduziu o risco quase pela metade. Isso porque a delícia é rica em antioxidantes, que nos protege do envelhecimento causado pelos radicais livres.
Mito. As pessoas costumam culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas não é bem assim que funciona. O chocolate em si não causa o problema, o problema começa no consumo frequente associado a uma má higiene bucal. “Você pode comer chocolate, desde que faça a correta limpeza dos seus dentes”, diz o dentista.
O que é o kernel e qual a sua função?
Quanto gasta para abrir uma loja de bebê?
Qual a função do disjuntor DDR?
Como montar loja de sapatos femininos?
Qual a principal característica do movimento associada ao desenvolvimento cognitivo?
O que precisa para abrir uma loja de descartáveis?
Como lidar com a ausência de alguém?
Como subtrair um conjunto pelo outro?
Como montar um vídeo com contagem regressiva?
Como montar uma empresa de cartonagem?
Como fazer uma biblioteca na empresa?
Quanto custa abrir uma loja de aluguel de roupas?
Como montar uma ficha de treino para emagrecer em casa?
Como interpretar traço de argamassa?