Testes não treponêmicos São testes que detectam anticorpos não treponêmicos, anteriormente denominados anticardiolipínicos, reagínicos ou lipoídicos. Esses anticorpos não são específicos para Treponema pallidum, porém estão presentes na sífilis.
Testes não treponêmicos
São testes que detectam anticorpos não específicos para T. pallidum, mas que são encontrados em pacientes com sífilis. São exemplos de metodologias utilizadas: Floculação: VDRL, RPR, USR e TRUST.
O exame de VDRL (Ve- nereal Disease Research Laboratory), utilizado por muitos anos como diagnóstico de sífilis, é um teste não treponêmico, que, apesar de ter uma sensibilidade elevada, apresenta uma baixa especificidade, com resultados falso-positivos relacionados a vários interferentes.
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Para obtenção de sorologia não treponêmica, o teste mais conhecido é o VDRL (Veneral Disease Research Laboratory), ainda que outros estejam disponíveis (RPD – Rapid Plasm Reagin) (2,4). O VDRL pode ser qualitativo (reagente ou não reagente) ou quantitivo (com a titulação de anticorpos descrita) (2).
36 curiosidades que você vai gostar
A diferença principal é que os testes não treponêmicos detectam anticorpos que não são específicos contra Treponema pallidum e os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos para antígenos de T. pallidum.
Os testes laboratoriais para o diagnóstico da sífilis devem ser feitos em duas etapas, uma de triagem e outra confirmatória. Independentemente da sistemática adotada para a triagem das amostras é fundamental que toda amostra reagente seja submetida a um teste não treponêmico quantitativo e a um teste treponêmico (1).
O resultado é considerado positivo quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos, sendo fundamental nesses casos que o médico seja consultado para que o tratamento seja iniciado rapidamente.
O título de 1:4 em pacientes que apresentaram VDRL positivo, tem significado de paciente devidamente tratada e menos risco para o bebê. Seria interessante manter uma monitorização do bebê pela Medicina Fetal e repetir VDRL no tempo de 30-60 dias novamente para menor ansiedade do casal.
VDRL reagente 1/2
Portanto, se o resultado for 1/2, quer dizer que foi possível identificar o anticorpo mesmo após 2 diluições no sangue. Este é o título não caracteriza diagnóstico. O resultado é caracterizado como diagnóstico somente a partir de valores maiores de 32 diluições, ou seja, 1/32.
FTA-ABS ou VDRL
O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.
O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro. Portanto, se o teste for feito precocemente, um ou dois dias após o aparecimento da lesão da sífilis, o resulatado pode dar falso negativo.
Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.
Testes treponêmicos
São testes que detectam anticorpos contra antígenos do Treponema pallidum. Estes testes são qualitativos. Eles definem a presença ou ausência de anticorpos na amostra.
Infecção com Treponema pallidum, doenças associadas: várias formas de sífilis. O diagnóstico da Sífilis é baseado nos achados clínicos de acordo com o estágio da doença, na detecção microscópica do agente infeccioso (campo escuro) e detecção sorológica de anticorpos anti-Treponema pallidum.
O FTA-ABS IgG e IgM significam que você tem ou teve sifilis. Enquanto o IgM representa uma infecção mais recente, o IgG significa uma infecção tardia. Após ter sífilis, mesmo que o tratamento tenha sido realizado corretamente, o FTA-ABS IgG poderá ficar sempre positivo. É a cicatriz sorológica.
Os títulos baixos (menor ou igual a 1:4) podem persistir por mais tempo. Por este motivo, diante de pacientes assintomáticos, sem antecedente conhecido de sífilis tratada, com qualquer teste imunológico reagente, deve-se prescrever tratamento adequado com três doses de Penicilina a intervalos semanais.
Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por transfusão de sangue ou de mãe para o filho em caso de infecção em gestantes. Existem vários tipos de testes para o diagnóstico da sífilis .
Sífilis primária: “Começa com uma lesão no local de entrada da bactéria. Pode ser na genitália, na boca ou no ânus”, relata Costa. Só que é uma ferida que não dói nem coça – por isso, passa despercebida na maioria das vezes. Ela surge entre 10 e 90 dias após o contágio.
Tipos de sífilisSífilis primária, que é caracterizada pelo aparecimento de sintomas na região genial cerca de 3 semanas após o contato com a bactéria;Sífilis secundária, que surge algumas semanas após o desaparecimento dos sintomas da sífilis primária, sendo indicativo de desenvolvimento da bactéria;
O VDRL reagente 1:1 indica que provavelmente a pessoa já teve sífilis e houve cura, seja espontânea (pode acontecer) ou por consequência de tratamento adequado. Outra possibilidade seria um falso-reagente.
O VDRL pode ser falsamente positivo em 1 a 2% da população. Casos de falso-positivo costumam ocorrer em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e em várias outras doenças que não sífilis, como lúpus, doenças do fígado, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc.
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo. Desta forma, o seu exame a ser solicitado para o diagnóstico será o VDRL.
O VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) são os testes utilizados para a triagem sorológica da sífilis em gestantes e da sífilis adquirida, tendo em vista a sua elevada sensibilidade (RPR – 86 a 100% e VDRL – 78 a 100%) e a possibilidade de titulação, o que permite o acompanhamento ...
Como numerar as páginas no Word TCC?
Como recorrer multa evasão de pedágio?
Como se inscrever na UFPR 2022?
Como recuperar minha senha do gov BR?
Quanto custa o emplacamento de um caminhão?
Como reativar a licença do Autocad?
Como se inscrever no EJA de 2021?
Como voltar a ter intimidade com uma pessoa?
Como se inscrever na UFPR 2021?
Quantos anos Jovem Aprendiz Bradesco?
Onde fazer inscrição Jovem Aprendiz?
Como colocar uma imagem no Google Forms?
O que o vereador pode fazer pela educação?
Como fazer cadastro no INSS para carteira de trabalho?
Quando se iniciou a educação infantil no Brasil?
O que preciso para me inscrever na UNIASSELVI?