A territorialidade refere-se aos indivíduos ou grupos de indivíduos, tais como as alcateias de lobos, que defendem o território contra a invasão de indivíduos da mesma espécie. Por exemplo, os machos de muitas espécies de aves marcam um território para o período em que fazem ninho.
“A territorialidade consiste em uma ação apropriativa de um determinado espaço por um indivíduo ou um grupo de indivíduos que desenvolvem, em relação a um objeto ou símbolo, uma relação de posse” (COIMBRA e SARAIVA, 2013.
Existem ainda outras formas de territorialidade, tais como uma pessoa escolhendo uma cadeira em sua própria casa. Ou mesmo personalizar um escritório segundo seu estilo e gosto pessoal, sendo essa uma forma de indicar a identidade de uma pessoa. Os Estados baseiam-se no conceito de territorialidade.
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
30 curiosidades que você vai gostar
A territorialização da Atenção Básica à Saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.
Para Soja (2001), territorialidade é composta por três elementos: senso de identidade espacial, senso de exclusividade e compartimentação da interação humana no espaço. Para se compreender o território, é preciso conhecer boa parte das suas territorialidades e estas estão imbricadas na subjetividade dos sujeitos.
Tais aspectos explicitam a base materialista de fundamentação econômica presente em sua concepção de território. ... O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
A territorialidade corresponde às relações sociais e às atividades diárias que os homens têm com sua natureza exterior. É o resultado do processo de produção de cada território, sendo fundamental para a construção da identidade e para a reorganização da vida quotidiana (SAQUET, 2009, p.
O território é a dimensão do espaço habitado, delimitado fisicamente com limites físicos de caráter político/administrativo. ... O território guarda o passado dos agir hegemônicos e dos conflitos sociais, das lutas de classe e do fazer cotidiano.
Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como território. Uma abordagem geopolítica, por exemplo, permite afirmar que um consulado ou uma embaixada em diferentes países, seja considerado como parte de um território de outra nação.
Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. ... No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
Assim a territorialidade deve ser entendida como a intenção de um indivíduo ou grupo de afetar, influenciar ou controlar uma população, seus elementos e suas relações, delimitando e exercendo um controle sobre um espaço geográfico. Um território é demarcado por fronteiras, limites, identidades.
lugar com limites definidos onde as pessoas vivem trabalham, circulam e se divertem. Dele faz parte ambientes construídos e ambientes naturais. Sendo sobretudo, um espaço de relações de poder, de informações e de trocas. Jurídico-política, Ambiental, Social, Cultural, Econômica.
O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.
1) É a disputa por territórios na Amazônia, causada pelos conflitos de interesses entre os grupos ou protagonistas sociais. Os principais protagonistas envolvidos são: posseiros, indígenas, madeireiros, pequenos agricultores, grileiros, trabalhadores sem-terra e empresas de mineração e agropecuárias.
Para existir território, os elementos básicos seriam: espaço, ator e poder. Espaço do qual se originará uma forma de relação específica que um ator manterá com ele; o ator propriamente dito (individual, coletivo, social) que se relacionará com o espaço, apropriando-se dele.
Resultados: A territorialização se constitui a partir da demarcação de áreas para o desenvolvimento das ações da ESF, bem como o reconhecimento das necessidades da população e os fatores que constituem barreiras de acessibilidade ao serviço.
O processo de territorialização envolve o levantamento do perfil territorial- ambiental (a geografia e ambiente, a delimitação do território da unidade da ESF num mapa, as vias de acesso e as características dos domicílios), do perfil demográfico, do perfil socioeconômico e do perfil institucional.
Território – espaço do estabelecimento de relações sociais, da vivência de problemas de saúde e da interação com as equipes.
16 sinônimos de território para 3 sentidos da palavra território: Ampla extensão de terra: 1 área, extensão, superfície, terra, torrão, zona. 2 distrito, estado, local, localidade, lugar, país, plaga, região.
O espaço geográfico, conceito amplo, como já afirmamos, requer para sua análise outros conceitos ou categorias analíticas, dos quais alguns já foram relacionados e definidos. O território é um dos conceitos que auxiliam na análise do espaço geográfico, pois é mais operacionalizável.
Entende-se por território nacional a soma do espaço físico (ou geográfico) com o espaço jurídico (espaço físico por ficção, por equiparação, por extensão ou território flutuante).
O território é a base física ou geográfica de um determinado Estado, seu elemento constitutivo, base delimitada de autoridade, instrumento de poder com vistas a dirigir o grupo social, com tal delimitação que se pôde assegurar a eficácia do poder e a estabilidade da ordem.
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.
Como conseguir a senha de um processo em segredo de justiça?
Como descobrir a raça de um Vira-lata?
Como faz pra saber a senha do E-mail?
Quanto gera uma placa solar de 340W?
Como pedir benção no candomblé angola?
Como saber a resolução da tela do notebook?
Como estudar para o Exame de Ordem?
Como saber a raça do cachorro pelo celular?
Quanto tempo demora a verificação da Monetizze?
Como saber quantos rpm e o HD?
Como tirar CPF pela internet 1 via menor?
Como saber a senha da caixa postal CTBC?
Como saber se o tanto de tinta que tem no cartucho?
O que fazer para o ex voltar pra mim?
Qual a senha padrão do DVR Tecvoz?